Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Como lidar com o fracasso de projetos?

Nem sempre estamos preparados para o fracasso de um projeto, não é mesmo? É muito difícil ver todos os esforços empreendidos tendo maus resultados. Porém, as perdas acontecem e, no mundo dos negócios, elas são até muito comuns. O segredo é saber usar os insucessos para aprender cada vez mais e superar os obstáculos.

Mas esse processo não ocorre rapidamente. É preciso aplicar diversas estratégias para enfrentar a situação. Quer saber como lidar com o fracasso em projetos? Então continue lendo!

Se permita vivenciar a frustração

Uma falha comum que as pessoas cometem é negar a frustração depois de um grande insucesso. Porém, essa é uma atitude que não ajuda a melhorar a situação. Afinal, você tem um problema nas mãos e ignorá-lo só vai piorar as coisas.

Assim, permita-se vivenciar a frustração. Acolha a gravidade da situação e observe todos os pontos do projeto que deram errado. Isso é necessário para que você tenha uma apreensão adequada da realidade. Não é efetivo negar o que aconteceu. Pelo contrário: é necessário observar o problema e receber a realidade como ela se apresenta. A frustração é parte desse processo.

Converse sobre o que aconteceu

Conversar sobre o fracasso com pessoas que não são da empresa pode ser uma boa opção. Ao dialogar com entes próximos, haverá a oportunidade de se expressar, ouvir conselhos e contar com apoio. Parentes e amigos podem oferecer um amparo importante para que você recupere as forças.

Além disso, ao ouvir outros pontos de vista, é possível enxergar coisas que antes não eram tão visíveis. Dessa forma, será possível aprender mais sobre a situação e avaliar tudo de maneira diferenciada. Isso pode ajudar na elaboração de soluções e no planejamento de estratégias de enfrentamento do problema.

Conversar com pessoas próximas pode ajudar também no alívio da culpa. Afinal, você tem responsabilidades no projeto, mas isso não significa que tudo o que aconteceu foi por sua causa. Dialogar poderá ajudá-lo a repensar sua visão da questão.

Dê um tempo do projeto

Um fracasso provoca um grande abalo em toda a equipe. Assim, não é benéfico tentar resolver os problemas de imediato, a não ser que não haja outra alternativa. Dê um tempo para si e para o time. Todos devem estar muito estressados com os maus resultados e partir para o trabalho de uma vez pode gerar efeitos ainda piores.

Agir de forma precipitada e imediatista não é uma boa ideia, porque pode provocar ainda mais problemas. Procure dar um tempo para se distrair, evitando pensar no projeto. Quando você estiver mais calmo, será possível avaliar as questões com mais clareza.

Faça uma avaliação dos fatos

É necessário revisar todas as atitudes realizadas durante a execução do projeto para identificar exatamente onde você e a equipe podem ter falhado. Não tenha medo de assumir os erros, pois, para efetuar mudanças, é preciso primeiramente reconhecer a realidade. Faça uma análise racional de todas as medidas tomadas e pontue as questões problemáticas.

É com essas observações que você poderá diagnosticar quais foram as falhas ao longo do percurso que provocaram o fracasso. Isso é importante para planejar melhorias e para a remediação das questões. Lembre-se também de que todos os participantes do trabalho fizeram o melhor que puderam dentro do que era possível. O importante agora é utilizar os erros para moldar estratégias para ações mais efetivas.

Conte com a ajuda de colegas e do networking

Ao longo dos seus anos de experiência de trabalho, você conheceu uma série de contatos no empreendimento, ajudando parceiros e fazendo várias trocas com os colegas. Agora, em um momento complicado, é possível buscar o apoio dessa rede para enfrentar o insucesso.

O networking certamente pode oferecer suporte e ajudar no planejamento de estratégias para remediar as questões. Certamente, se você fez bons laços ao longo da carreira, haverá a chance de contar com ajuda nessa hora difícil.

Parceiros que já passaram pelo mesmo tipo de situação podem saber como desenvolver soluções e como lidar com o fracasso. Além disso, o networking também pode oferecer apoio na manutenção da sua imagem no negócio, que pode ter sido um pouco prejudicada.

Faça várias tentativas

Após uma tentativa fracassada, é comum ter pensamentos de desistência. Porém, é preciso olhar para frente e fazer novas tentativas. Afinal, uma derrota não garante que as tarefas seguintes serão um insucesso.

Se houver algo do projeto que possa ser aproveitado, utilize isso para recomeçar. Em seguida, volte a planejar ações dentro do que é possível e das oportunidades que você tem. Tenha motivação para tentar novas experiências, sabendo que o que foi vivenciado foi um aprendizado e que agora é possível evitar cometer os mesmos erros.

Tente quantas vezes for necessário e não desanime. Grandes trabalhos de empreendedores começaram a partir de muitos fracassos.

Busque inovar para lidar com o fracasso em projetos

Você pode tentar uma estratégia inovadora para remediar o projeto que fracassou. É fundamental investir em propostas criativas. Para isso, é importante fazer uma avaliação racional da ideia e, se ela for aprovada, colocá-la em prática. Isso pode trazer resultados bons para o empreendimento e melhorar a sua imagem diante dos outros profissionais da empresa.

Ouvir os colaboradores também pode ser uma boa proposta, pois eles podem ter diversas alternativas construtivas para sugerir. Assim, abra espaço para os profissionais expressarem suas ideias e trazerem contribuições. Dessa forma, vocês podem desenvolver soluções em conjunto.

Lidar com o fracasso de projetos é um verdadeiro desafio, mas você pode aplicar uma série de estratégias para isso. É importante vivenciar a frustração e dar um tempo do trabalho para reorganizar suas ideias. Conversar com colegas e parentes também pode ser importante para a sua recuperação.

A partir daí, é importante avaliar os fatos racionalmente, investir em ideias inovadoras, reorganizar o trabalho da equipe e contar com a ajuda de parceiros no trabalho. Com essas atitudes, você certamente terá resultados melhores.

E então? Gostou de saber como lidar com o fracasso em empreendimentos? Confira também nosso post sobre as principais razões pelas quais os projetos dão errado!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos consultores e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@www.projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: