Por que abraçar a mudança é crítico para a cultura da sua empresa
Muitas pessoas preferem passar grande parte de seu tempo na zona de conforto, ou seja, vivendo situações familiares, agindo como sempre agiram e evitando grandes transformações, do que abraçar a mudança. Esse hábito é verdadeiro não somente na forma como escolhemos utilizar nosso tempo no dia a dia, mas também no ambiente de trabalho.
Ao contrário de algumas décadas atrás, em que era comum trabalhadores seguirem carreiras estáveis e previsíveis, atualmente a mudança está bem mais frequente. Isso porque um novo perfil profissional está melhor associado às demandas atuais: os colaboradores estão em em busca de crescimento profissional e novos desafios. Não aceitam qualquer trabalho, salário ou uma oportunidade que não esteja alinhada aos seus objetivos e valores pessoais.
Ao gerenciar um projeto, a capacidade de abraçar a mudança surge durante a execução pode ser um dos grandes diferenciais para que a equipe trabalhe com motivação e alcance melhores resultados.
Saiba porque abraçar a mudança é importante para a cultura da sua empresa e como fazer isso:
Mesmo que você não queira, as mudanças ocorrerão
Mesmo quando as pessoas resistem às mudanças, é preciso reconhecer que algumas delas irão ocorrer mesmo contra a nossa vontade. Dessa forma, é possível se antecipar às transformações e lidar com elas de forma mais positiva: iniciando a mudança por conta própria ou fazendo planos para recebê-la com mais preparo e atitude.
Agir assim faz com que as mudanças não sejam sempre surpresas desagradáveis que nos desmotivam, mas sim variações de cenários que podem ser previstas e contornadas.
Diversidade
Em regra, qualquer mudança pode parecer desgradável em um primeiro momento, tendo em vista que aquilo que está funcionando deveria permanecer da mesma forma. No entanto, à medida que os profissionais de um projeto começam a se acostumar com as mudanças, passam a perceber imediatamente seus benefícios.
As mudanças tornam as pessoas mais flexíveis e propensas a abrir a cabeça para diferenças culturas e novidades, capacidades fundamentais para as empresas que buscam sempre inovar e oferecer produtos e serviços exclusivos a seus consumidores.
Aprendizado
Ambientes previsíveis e controlados exigem pouco das pessoas que ali estão e promovem poucas oportunidades de aprendizado.
Já as mudanças, mesmo com seus aspectos negativos, podem trazer conhecimento de novas fontes e múltiplas experiências para as pessoas que as abraçam. Além disso, tornam os profissionais mais flexíveis ao lidar com pessoas de diferentes formações e capacidades.
Dessa forma, a equipe da empresa ganhará novas ferramentas para contornar os obstáculos que se apresentam nos projetos e se relacionar melhor com os colegas de trabalho.
Oportunidades
Em alguns projetos e processos, é comum que as pessoas esperem alcançar somente os resultados que foram propostos durante o planejamento. No entanto, às vezes podemos nos surpreender com o que uma mudança inesperada pode trazer.
As transformações que ocorrem ao longo da execução podem oferecer oportunidades para que a sua empresa avalie a forma como está atuando sobre um determinado problema e vislumbrar novas chances de transformar o negócio.
Colocando em prática
Alguns passos simples podem fazer com que as mudanças tragam mais vantagens que desvantagens.
Esqueça os velhos hábitos e crenças, mesmo que por alguns momentos, para conseguir ver os problemas sob novas perspectivas. Faça testes e experiências, sempre medindo os resultados que podem ser obtidos.
Crie um ambiente adequado para que os funcionários não tenham medo de errar. Dessa forma, eles se sentirão sempre desafiados a contornar os problemas de formas inovadoras.
Você tem alguma dica sobre como implementar mudanças na cultura da empresa minimizando impactos negativos? Compartilhe-a conosco através dos comentários!