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Como lidar com a perda de um funcionário-chave

Por mais que você tenha todo o cuidado para reduzir o turnover ou a saída dos funcionários que fazem parte do seu projeto, isto é algo muitas vezes inevitável. As pessoas podem abandonar a empresa por desejar atuar em outras áreas, por um salário mais atraente ou mesmo por uma nova oportunidade que consagre uma realização pessoal. Por isso, é importante que você saiba como agir quando perder um funcionário-chave para o seu projeto e o que pode fazer, como gerente, para evitar que essa perda causa grandes danos no futuro.

Busque alguém em sua equipe

Contratar alguém de fora para substituir o seu “funcionário-chave” é algo mais demorado. O processo de seleção e a adaptação do novo funcionário ao seu projeto consomem um tempo precioso, ainda mais porque ele substituirá alguém que exercia funções fundamentais para o desenvolvimento do projeto.

Por isso, o ideal é que você procure por substitutos dentro da sua equipe. Não precisa ser necessariamente apenas um trabalhador. Talvez seja necessário – e em muitos casos mais indicado – dividir as funções que ele exercia entre vários outros membros do seu time, de preferência pessoas que tinham contato com os trabalhos que o funcionário desempenhava.

É importante ter um cuidado com essa redefinição das funções para as pessoas da sua equipe. Para muitos, pode parecer injusto fazer os trabalhos que já faziam além de novas funções. Já que passaram a exercer atividades fundamentais para o projeto, você pode desonerar o funcionário das funções menos importantes, fazendo com que elas sejam exercidas por outras pessoas.

Busque uma nova contratação

Em grande parte dos casos, as atividades que desempenhadas por um  “funcionário-chave” são muito específicas, o que exige conhecimento e habilidades que nenhum dos membros da sua atual equipe possui. Neste caso, será necessário contratar alguém de fora, que esteja disponível no mercado.

O primeiro passo, quando estiver analisando os currículos, além da experiência e conhecimento em si, é saber quanto tempo o funcionário ficou em cada um dos seus empregos anteriores e quais foram os motivos que o fizeram sair. Isto é importante porque você não poderá perder novamente um funcionário que exerça funções que são fundamentais para o desenvolvimento do seu projeto.

Mesmo que o novo membro da equipe seja muito competente e tenha conhecimentos sobre o tipo de trabalho que seu “funcionário-chave” exercia, é preciso saber que o projeto vai desacelerar. Uma pessoa de fora precisará de tempo para conhecer e entender o projeto, se adaptar à equipe e alinhar-se à filosofia de trabalho de sua empresa. Por isso, será necessário ter paciência.

Construa uma cultura em que a gestão do conhecimento prevaleça

Para evitar que você sofra novamente com a perda de um “funcionário-chave” no futuro, o melhor a se fazer é não contar com um colaborador deste perfil. Para isso, é fundamental que você entenda quais são os processos que compõem o trabalho desenvolvido dentro do seu projeto. Isto demanda muito tempo. Por isso, sempre priorize os processos de trabalho que são mais importantes e quais os pontos primordiais ficariam debilitados caso o funcionário que os faça saia da empresa.

A partir daí, é fundamental trabalhar na gestão do conhecimento. Estabeleça quais são as competências necessárias para desenvolver cada uma das atividades e quais pessoas dentro do seu projeto podem executá-las. Caso alguma função fundamental só possa ser realizada por um funcionário, já comece a treinar um ou dois possíveis substitutos. Dessa forma, seu projeto ficará dependente de processos e não apenas de uma pessoa.

Você já teve a perda de um “funcionário-chave” em sua empresa? Como conseguiu contornar a situação? Conte para a gente nos comentários!

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