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6 passos para otimizar seu dia

Você provavelmente já se pegou desejando que o dia tivesse 30 horas para dar conta de todas as suas atividades profissionais, além da atenção a vida pessoal. É bastante comum observar pessoas reclamando que falta tempo para isso ou aquilo. Não adianta brigar com o relógio, ele não vai andar mais devagar. O que dá pra fazer é se organizar e otimizar seu dia da melhor forma possível.

Tempo é dinheiro, mas não é só isso. Tempo é vida, e não volta atrás. É tão valioso otimizar seu dia que não merece nem um pouco ser desperdiçado. Pense nas reclamações de altos executivos lamentando que não viram os filhos crescer, ou que se divorciaram por não dar atenção à família e focar demais no trabalho. É disso que estamos falando.

Para que você seja altamente competitivo, com um bom desempenho profissional e, ao mesmo tempo, tenha qualidade de vida, em harmonia com amigos e família, reunimos 6 dicas para você administrar melhor o seu tempo e otimizar seu dia melhor.

1) Selecione o que é mais importante

Da sua extensa lista de atividades, sempre tem um ou outro item mais urgente. Estabeleça prioridades, se dedique ao que for mais importante. Determine um prazo para as entregas e se organize para cumpri-lo. Uma dica é começar pelas tarefas mais complicadas. Cuidado com as emergências inventadas. Saiba identificar o que é realmente urgente e o que pode esperar. Se possível, delegue atividades a outras pessoas.

2) Concentre-se

Se estiver no computador, abra o mínimo de abas necessárias para sua atividade. Evite ficar ligado nas redes sociais, em blogs ou portais de notícias enquanto realiza uma tarefa. Dedique sua atenção de forma completa e exclusiva. Cuidado com aquele colega que gosta de puxar uma conversa à toa. Se você se distrai por 5 minutos, pode levar até 15 para recuperar o fio da meada.

3) Tenha um ambiente de trabalho organizado

Independentemente de trabalhar em casa ou no escritório, tenha um local de trabalho organizado. Arrume sua mesa, tenha à mão o que for preciso. Não perca tempo procurando pastas ou documentos necessários à sua atividade. A regra também vale para seu computador pessoal. Tenha arquivos salvos de forma fácil de encontrar, com nomes que incluem palavras chave referentes ao projeto em que está trabalhando.

4) Anote suas tarefas

Fazer uma pequena lista de atividades diárias facilita a visualização e a lembrança do que tem de ser realizado. Você pode usar uma agenda física, daquelas tradicionais, ou as agendas dos smartphones, que ocupam menos espaço na sua pasta, mochila ou bolsa tiracolo. Registre ligações, pagamento de contas, compra de presentes para família, compromissos médicos, etc.

5) Use a tecnologia a seu favor

Débito automático, aplicativos de bancos ou leitores de códigos de barras são algumas das opções que lhe facilitam a vida. Evitar deslocamentos é imprescindível em ambientes urbanos com trânsito que tiram a paciência até da pessoa mais calma do mundo. Em vez de levar uma hora de carro até o banco, faça poucos cliques e resolva o que for possível pela internet em menos de 10 minutos.

6) Reserve períodos de lazer

Não se sinta culpado: você merece um descanso. Guarde na agenda um horário para relaxar, brincar com os filhos, dar atenção à esposa ou marido, sair com amigos, praticar exercícios, ler um livro ou, simplesmente, contemplar a paisagem. Sua mente precisa desse sossego para poder retomar a dedicação ao trabalho com gás total. Durma bem, alimente-se de forma saudável, cuide-se. Daqui a alguns anos, você agradecerá a si mesmo.

Sem mais delongas, para você não perder seu tempo: essas dicas são importantes para sua vida profissional e pessoal. Por mais que você seja um gerente de projetos polivalente, com alto desempenho, é preciso dar atenção a si mesmo e se organizar para ter uma vida mais feliz e satisfeita, tanto na profissão quanto no seu lar.

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