Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Como gerenciar a equipe envolvida no seu projeto

Você está satisfeito com as habilidades técnicas e pessoais da equipe envolvida, mas durante a execução dos projetos de sua empresa os custos estão variando e o cronograma não está sendo seguido? Na sua organização existem muitos talentos que sentem que poderiam ser melhor utilizados? Alguns grupos de trabalho reclamam uns dos outros por atrasos e falhas?

Se alguma destas questões está ocorrendo dentro de sua empresa, talvez seja o momento de rever a forma como você gerencia a equipe envolvida no seu projeto. Gerar competências na formação de equipes de trabalho significa administrar várias funções em diferentes perspectivas. Para que sua organização seja mais dinâmica é preciso delegar tarefas, acompanhar e monitorar as atividades para ter um pleno entendimento sobre o que acontece dentro de sua empresa.

Confira a seguir etapas essenciais para gerenciar a equipe envolvida nos seus projetos antes e durante a execução das atividades.

Etapa de planejamento

Se você deseja melhorar sua estrutura em cada projeto a primeira coisa que deve rever é o desenvolvimento do plano de recursos humanos. Este planejamento é fundamental para otimizar as atividades dos profissionais em seus projetos. Defina os requisitos necessários de seus funcionários assim como a estrutura organizacional de seu negócio. Leve em conta os fatores ambientais da empresa assim como a rede de relacionamentos de todos os envolvidos.

Como resultado o setor de recursos humanos deverá apresentar para toda equipe do projeto um organograma completo e a descrição dos cargos e funções. Desta forma fica claro para todos da empresa quais são suas funções e a hierarquia na organização e no projeto.

Etapa de execução

A etapa de execução pode ser dividida em três momentos. Primeiramente é preciso desenvolver a equipe do projeto. Algumas ferramentas que podem ser utilizadas para isso são treinamentos e atividades de construção de equipe nas quais devem ser expostas as regras básicas de funcionamento da empresa. O objetivo aqui é desenvolver as habilidades interpessoais e para tanto é interessante aplicar sistemas de reconhecimento e recompensa.

Não deixe de explicar também como serão feitas as avaliações do desempenho da equipe. Por fim, aproveite para realizar atualizações sobre os fatores ambientais da empresa.

Em um segundo momento é preciso mobilizar a equipe do projeto. Nesta etapa será apresentado o plano de gerenciamento de projeto, contendo o calendário dos recursos e designações do pessoal de projeto. Se necessário é preciso negociar funções, contratar novos funcionários ou mesmo equipes virtuais. Motive sua equipe para alcançar os resultados esperados.

Feito isso, começa de fato o gerenciamento da equipe do projeto. Durante a execução das atividades é preciso realizar observações e conversas, administrar eventuais conflitos que podem levar a solicitações de mudanças e registrar todas as questões relevantes. Estas informações servirão de subsídio para os relatórios de desempenho, essenciais para ter feedback sobre o que está influenciando nos resultados e metas. Não deixe de destacar neste documento as habilidades interpessoais de seus funcionários, em especial na gestão de riscos e capacidade de adaptação aos fatores ambientais de sua empresa.

Seguindo estes passos seus projetos certamente alcançarão as metas estabelecidas e o ambiente de trabalho estará mais adequado para que sua empresa tenha sucesso.

Gostou? Compartilhe!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: