Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Resposta do Desafio da Girafa, Lições para os Gestores de Projetos

Nos últimos dias, você deve ter percebido que muitos dos seus amigos trocaram as fotos do perfil no Facebook pela imagem de uma girafa. Trata-se de um desafio, que é muito simples, todos podem brincar e tem um interação com gestores de projetos! Começa assim: o usuário tem que responder uma charada e, se não acertar, deve mudar a imagem do perfil por três dias. Ao que parece, muitas pessoas não conseguiram desvendar o mistério.

Explicada a proliferação das girafas no Facebook, a pergunta que não quer calar é: como isso pode ajudar gestores de projetos? Ao longo do tempo, medalhas, recompensas e distintivos sempre foram reservados aos conquistadores de façanhas humanas, como vencedores de grandes batalhas e recordistas em modalidades desportivas. A aplicação dessas técnicas tem ganhado força nas empresas e é chamada de gamification ou gamificação (em uma adaptação ao português), que é o uso de técnicas lúdicas como a mecânica dos jogos e o pensamento orientado a jogos para enriquecer contextos diversos, normalmente não relacionados a jogos propriamente ditos. Tipicamente, o gamification é usado em processos e aplicações, com o objetivo de incentivar as pessoas a adotá-los ou para influenciar a maneira como são usados.

Dentre as funções do gamification, podemos destacar: tornar um produto ou tecnologia mais atraente, estimular os usuários a ter comportamentos desejados, mostrar um caminho para o domínio e autonomia, ajudar a resolver problemas sem ser uma distração, e tirar vantagem da predisposição psicológica humana de se engajar em jogos.

Essa técnica pode encorajar as pessoas a realizar tarefas que normalmente considerariam chatas, como completar questionários, fazer compras, preencher formulários de impostos ou fazer a leitura de sites. Dados disponíveis de sites, aplicações e processos gamificados indicam potenciais melhoras em áreas como envolvimento dos usuários, retorno sobre investimento, qualidade de dados, prazos ou aprendizagem.

Na gestão de projetos, uma sugestão de gamificação seria oferecer uma medalha de pontualidade para quem monta projetos no prazo, outra medalha de xerife para quem entrega os relatórios corretamente, uma medalha de chato para quem sai da pauta da reunião, e um troféu de “the best” a quem entrega o projeto dentro do escopo, qualidade e cronograma.

Essa premiação pode ser refletida em resultados financeiros (em modelo de meritocracia) ou em algum prêmio, como um fim de semana em um lugar legal ou ingressos para o cinema.

Utilizar mecanismos de recompensação e lúdicos é muito benéfico para a gestão de equipe e pode fazer grande diferença no gerenciamento do seu projeto. Assim como a girafa virou uma febre no Facebook, a pontualidade e a melhoria da evolução das entregas de projetos também podem ocorrer. Para isso, basta apenas um pouco de criatividade e incentivo para sua equipe se comportar de maneira diferente.

Já aplicou algum mecanismo de gamificação? Por favor, nos conte sua experiência.

A resposta tanto para o desafio quanto para a melhora na gestão de projetos é abrir os olhos para as novidades e para a gamificação.

Gostou das nossas dicas para gestores de projetos? Compartilhe!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos consultores e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@www.projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: