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6 dicas para vender mais projetos sem crescer sua equipe

Sua empresa chegou naquele momento em que a equipe atual parece ter atingido o limite de sua capacidade para continuar executando os projetos? Antes de sair contratando novos profissionais para fazer parte do time, é fundamental seguir alguns passos para saber se é possível melhorar a produtividade dos atuais e vender mais projetos, evitando gastos desnecessários e aumentando a rentabilidade do negócio.

Confira 6 dicas para vender mais projetos sem precisar necessariamente crescer a equipe:

#1 Acompanhe o desempenho da equipe atual para ver o que pode ser otimizado

Como saber se sua equipe precisa de mais pessoas se você não sabe o que esperar delas? Por isso, é fundamental acompanhar o desempenho de cada um dos profissionais por meio de indicadores de desempenho como entregas realizadas ou tempo dedicado às diversas tarefas. Neste contexto, um software para o gerenciamento de projetos torna-se uma ferramenta indispensável, pois permite que a sua empresa saiba como estão os níveis de produtividade e o que pode ser feito para melhorá-los ou mantê-los em níveis adequados.

#2 Planejamento é fundamental: esteja sempre de olho nos próximos passos

Quando a oportunidade de vender um novo projeto se apresenta, a empresa precisa entender imediatamente qual impacto o início da execução terá sobre a equipe atual. Por isso, é sempre bom que os vendedores estejam alinhados aos Gerentes de Projetos.

Para dar mais autonomia aos vendedores, sem prejudicar o projeto por falta de horas disponíveis para alocação de profissionais, um software de gerenciamento de projetos que possui uma versão mobile é uma excelente alternativa. Desta forma, seus vendedores conseguirão identificar a disponibilidade dos recursos e a capacidade de que as entregas sejam feitas durante a negociação, evitando contratações desnecessárias quando a equipe atual ainda consegue dar conta do recado.

#3 Flexibilidade é importante

Quando a empresa tem um retorno sobre a disponibilidade dos recursos humanos para um novo projeto e o resultado não é bom, uma boa dica é avaliar o status e a flexibilidade de outros projetos antes de tomar a decisão de contratação.

Dessa forma, antes mesmo de vender o projeto e prometê-lo para o cliente, os gerentes já podem estar em campo negociando com recursos de outros gerentes ou revendo as prioridades com a gestão da empresa.

#4 Aproveite melhor os funcionários com mais experiência e eficiência em performance para projetos mais críticos

Quando sua empresa aloca os recursos de forma aleatória, perde a chance de aproveitar as melhores pessoas nas funções mais cruciais para as entregas.

Por isso, outra dica é atribuir as tarefas mais desafiadoras às pessoas mais preparadas, analisando suas habilidades, experiência no tema e localização atual.

#5 Estimule a cooperação

Muitas empresas ainda insistem em cobrar apenas o desempenho individual das pessoas, mesmo sabendo que o trabalho em equipe é capaz de trazer melhores resultados.

Por isso, estimule o trabalho em conjunto, com o compartilhamento de conhecimento e lições aprendidas a cada etapa e promovendo a discussão de ideias. Isso aumenta as chances de solução de problemas de forma mais rápida, a proposta de iniciativas para redução de custos e uma melhoria da produtividade.

#6 É preciso priorizar conforme um critério de relevância para a sua empresa

Lembre-se que nenhuma empresa jamais terá todos os recursos que gostaria para conseguir executar seus projetos e processos: cada vez mais é preciso fazer “mais com menos” para se manter competitivo no mercado.

Em um cenário em que você precisa vender mais projetos sem aumentar a equipe, também é preciso priorizar. Identifique as tarefas mais importantes para a entrega dos projetos dentro do prazo e na qualidade esperada pelo cliente, deixando em segundo plano aquelas que podem ser resolvidas um pouco mais adiante.

Lembre-se que o desafio de aumentar a produtividade da equipe atual exige ferramentas que ajudem os gerentes de projeto a visualizar a equipe atual e suas habilidades e alocá-los da melhor forma possível nas iniciativas em busca de melhores resultados.

Você já conta com um software para o gerenciamento de projetos que ajude a vender mais, alocando melhor a sua equipe atual? Compartilhe suas dúvidas e experiências nesta área: vamos trocar ideia sobre as melhores práticas!