Teste Grátis

Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

aprendizados sobre gestão aprendizados sobre gestão

5 aprendizados sobre gestão que a Alemanha ensinou ao Brasil

O que foi visto na partida da última terça-feira no Mineirão, entre Brasil e Alemanha, certamente ainda assombra muitos brasileiros que só querem esquecer o que aconteceu. Mas, curiosamente, são nas crises que surgem as oportunidades. É, você deve estar se perguntado agora: “Que aprendizados sobre gestão pode haver num jogo de futebol, onde o Brasil foi humilhado pela estratégica Alemanha?”

O doído 7 x 1 da Alemanha nos ensina mais do que simplesmente futebol. A derrota faz parte da vida e do esporte, o que nos resta é aprender com ela e tirar a melhor lição que podemos.

Separamos 5 pontos que merecem atenção por serem aprendizados sobre gestão que podem ser aplicados na rotina de uma empresa.

1 – Foque no resultado de longo prazo

Os alemães sabem muito bem como é perder uma semifinal em casa, em 2006 a seleção alemã foi derrotada em seu próprio país pelos italianos. A seleção tri campeã se planejava há 8 anos para o feito que culminou no vexame verde e amarelo. Estruturou um time e seguiu com ele até aqui, finalista em 2002, terceiro lugar em 2006, terceiro lugar em 2010 e, agora, finalista em 2014. Isto demonstra visão de longo prazo e foco em resultado, em 2010 eles sabiam que não seriam campeões e encararam aquela copa como uma preparação para o mundial de 2014.

Na sua estratégia pense também em quais ações podem construir resultados duradouros e não espere resultados “da noite para dia”, foque no seu alvo e saiba que a “vitória” vem com preparação, determinação e visão de longo prazo.

2 – Conheça o adversário e identifique onde você se diferencia

Estudiosos, analíticos e extremamente focados, eles souberam aproveitar o momento de fragilidade do adversário, o Brasil, para continuar marcando gols. A tricampeã se beneficiou de estudos acadêmicos para montar seu esquema. Na pesquisa realizada por 50 estudantes da cidade de Colônia, os jogadores brasileiros foram analisados minuciosamente. 

Quais são os pontos de diferenciação da sua empresa? O que deve ser explorado para apresentar um diferencial competitivo. É importante analisar também quais aspectos o seu adversário obtém vantagem sobre a sua empresa.

3 – Saia da sua zona de conforto

Os treinos dos alemães eram realizados de 12h às 14h – quando o sol é mais forte. Desta forma eles se adaptam e se preparam para o pior cenário, ou seja, saindo da zona de conforto. Nas organizações a maioria das pessoas preferem permanecer na sua zona de conforto, gostam de estar confortáveis na maioria dos aspectos dos negócios, processos e maneira como conduzem suas iniciativas. Tentar algo novo permite que você tenha a oportunidade de experimentar novos desafios, expande seu campo de visão e abre as portas para as habilidades que você não sabia que possuía.

4 – O coletivo é mais importante que o individual

Não adianta contar com uma grande estrela para o sucesso. Ao invés disso, pense no desenvolvimento do espirito de equipe e na capacidade de gerar sinergia, ou seja, o todo supera a soma das partes. Vimos nos jogadores da Alemanha uma grande harmonia entre todos os membros da equipe e grandes resultados gerados pela união das forças, sem ninguém buscando o estrelato separadamente. A estratégia de uma empresa não pode ser diferente, não podemos depender da habilidade isolada de um membro do time e sim contar com a cooperação de todos.

5 – Pense no todo e sua ligação entre as partes

Além de toda a estratégia e a preparação a Alemanha, ela estudou todos os elementos e fez uma estratégia que combinasse a preparação dos jogadores, o local onde eles ficaram, construído e preparado por eles, o uniforme (semelhante ao time mais popular do Brasil, o Flamengo), aulas de português para os jogadores, friesa em campo, para não ser impactado pela torcida e campanhas publicitarias a fim de conquistar a simpatia da torcida na final. Seja na implantação da gestão de projetos ou em um plano estratégico, tenha sempre o foco no todo e a ligação entre cada elemento.

Sim, vai ser difícil esquecer uma goleada como a que vimos nesta semifinal, o brasileiro é apaixonado pelo futebol e perder em casa tem um sabor especialmente amargo. Mas, como disse no início deste artigo, precisamos aprender com a crise. O Brasil ainda tem a melhor qualidade para gerar jogadores, mas ainda está longe de ser o que melhor trabalha. Já a Alemanha, formada por uma excelente geração, trabalhou praticamente uma década para conquistar o objetivo que conseguiu alcançar no fatídico dia 8 de julho no Mineirão: decidir uma Copa do Mundo.