Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Transformação digital: o que é, qual o impacto e como não ficar de fora

O conceito de transformação digital tem ganhado uma importância muito grande para as empresas de todos os setores no mundo. Mas o que o termo quer dizer, exatamente? Trata-se de um processo no qual a tecnologia tem um papel essencial nas organizações. Ou seja, as empresas utilizam as novas tecnologias para aumentar e melhorar tanto o desempenho quanto os resultados do negócio.

Não estamos falando de um conceito futurista, e sim de algo que é preciso fazer parte das organizações para que essas continuem no mercado. Para tanto, faz-se necessário entender o que significa a transformação digital, qual o seu impacto e como aplicá-la na empresa.

Pensando nisso, preparamos esse post com tudo o que você precisa saber e entender sobre transformação digital. Acompanhe!

O que é transformação digital?

É uma mudança na estrutura da empresa que oferece um papel essencial à tecnologia, a qual passa a ter uma função estratégica central, não sendo mais uma presença superficial.

Um processo em que a tecnologia é utilizada para dar velocidade ao negócio, melhorar o desempenho, aumentar o alcance dos resultados e fornecer atendimentos personalizados, priorizando funcionários e clientes.

Como já foi dito, é uma mudança estrutural no papel da tecnologia, portanto não é apenas uma área da empresa que recebe alguma transformação.

Não são apenas as grandes organizações ou as empresas tecnológicas que podem implantar a transformação digital. Isso porque esse processo não se resume a quem tem mais capital.

Por isso, são vários mercados que já estão investindo nessa estratégia, como as áreas de saúde, educação, além de bancos e agências, e eles vêm se transformando com essa mudança na estrutura da organização.

É fato que o perfil dos consumidores mudou e vai continuar mudando com o tempo. No entanto, é preciso ressaltar que as inovações tecnológicas aceleraram ainda mais essa mudança. Assim, empresas que querem se manter vivas e em destaque no mercado precisam ser rápidas para se adaptar e se digitalizar.

Quais são os seus impactos?

A transformação digital impacta a sociedade de maneira geral. Dito isso, pode-se imaginar o grande valor de implementar programas de transformação digital nas empresas.

Como é esse impacto, exatamente? É só parar e pensar em como a tecnologia vem transformando a vida das pessoas no dia a dia. A quantidade de informações aumentou drasticamente se comparada há alguns anos — e esse volume não para de crescer a cada dia. Tudo ficou muito mais rápido com o uso das ferramentas tecnológicas.

Com isso, as pessoas estão mais exigentes e críticas do que nunca. A primeira mudança é essa alteração de comportamento. Além disso, os serviços automatizados oferecem facilidade e comodidade, o que torna a vida “mais fácil”.

Quanto aos serviços de utilidade pública, como por exemplo, corpo de bombeiros e hospitais, esses salvam mais vidas graças aos avanços tecnológicos. No entanto, não são apenas soluções, mas também alguns problemas que precisam de determinada atenção. Existem alguns desafios como alguns transtornos relacionados ao vício em tecnologia, criminosos virtuais, entre outros.

Isso faz com que as empresas se adaptem para suprir todas as necessidades da sociedade. Assim, percebe-se que com a transformação digital implantada na empresa, é possível obter melhores resultados nessas questões, já que as possibilidades são ilimitadas.

Como fazer a transformação digital na empresa?

De fato, as inovações tecnológicas estão presentes em todos os aspectos da vida de um ser humano, promovendo mudanças significativas nos hábitos da sociedade, como a transformação digital. Não há a possibilidade de uma organização corporativa permanecer fora dessa mudança se quiser se manter viva no mercado.

Conceitos como mídias sociais, internet das coisas (IoT), informação na nuvem e outras inovações estão modificando a forma como as pessoas se relacionam com as empresas e até mesmo entre si.

A transformação digital ocorre quando as empresas utilizam a tecnologia para obter melhores resultados e inovar nas suas operações. Por esse motivo, não se trata apenas de fazer uso das novas tecnologias para ter uma transformação digital implantada nos negócios. É preciso se reinventar. As empresas, portanto, devem criar novidades com ciclos menores, e é fundamental que essas novidades sejam constantes.

É necessário que as tecnologias digitais estejam presentes em todas as etapas da cadeia produtiva da empresa, nos negócios, na administração, nas atividades administrativas e comerciais, nos processos e na administração dos colaboradores.

Essa é uma ideia nova e que inova constantemente. Dessa maneira, não existe uma receita formal para desenvolvê-la. Mas as empresas que desejam implantar esse conceito devem entender que o foco é no alcance de maior produtividade e na oferta de produtos e serviços inovadores. O objetivo maior é se destacar no mercado competitivo e oferecer uma experiência única ao cliente.

Quais são os benefícios da transformação digital?

São diversos benefícios que a transformação digital oferece às empresas, tais como:

Aumento da eficiência da equipe

Com o uso das tecnologias a eficiência da equipe aumenta significativamente. A comunicação entre os colaboradores é agilizada e a informação é democratizada, já que as documentações podem ser acessadas em qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, os funcionários conseguem trabalhar virtualmente, não precisando ter um espaço físico ou outros custos relacionados.

Melhoria da experiência do cliente

São diversas formas de contato entre cliente e empresa que são possibilitadas graças à tecnologia. Assim, os clientes podem se comunicar com as empresas a qualquer hora e em qualquer local, utilizando o seu smartphone.

O contato é simples e sem burocracia. Dessa maneira, as novidades conseguem chegar de forma rápida aos clientes e o feedbacks também retornam à empresa rapidamente.

Geração de vantagem competitiva

As novas tecnologias possibilitam a manutenção de indicadores da empresa e um controle maior dos processos, o que gera vantagens competitivas. Assim, além de reduzir custos e automatizar processos, elas alertam os gestores quando há um desvio dos padrões, antecipando a solução de problemas e evitando que qualquer erro chegue ao cliente.

Inovação na empresa

Todas as inovações que geram melhorias nos produtos e serviços ampliam as soluções da empresa, atendendo as expectativas dos clientes de forma mais eficiente. Sem contar que as automações dos processos possibilitam que os colaboradores desenvolvam novas fontes de receita que conquistem novos clientes.

A transformação digital envolve a absorção de uma cultura digital que objetiva gerar ganhos de produtividade, melhorando a experiência do cliente, comercializando produtos de maneira inovadora e otimizando a cadeia de processos.

Mas não basta apenas buscar novidades tecnológicas, adotando dispositivos móveis e aplicativos. A transformação digital precisa estar atrelada a um plano fundamentado e consistente, em que o digital seja um meio de melhorar a produtividade, simplificar processos e entregar mais valor ao cliente. Há muitos motivos para fazer esse investimento na sua empresa e a melhor forma de fazê-lo é seguindo o guia que preparamos para você.

E aí, gostou do nosso post? Aproveite que está aqui e assine a nossa newsletter. Assim, você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: