Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

equipe de projetos

Tire o melhor de sua equipe de projetos

O Brasil é reconhecido mundialmente pela baixa produtividade de sua força de trabalho. Você como gerente de projetos, pode ajudar a reverter esse quadro mal pintado tirando o melhor da sua equipe de projetos. O primeiro passo para tirar o máximo proveito do potencial de sua equipe é criar uma cultura de avaliação de desempenho.

Com avaliações periódicas, é possível identificar quais os potenciais, os talentos, as dificuldades, os desafios, o conhecimento técnico, a qualidade das entregas, a postura e o relacionamento interpessoal. A prática do feedback traz benefícios para ambos os lados. O profissional recebe orientações e oportunidades para desenvolvimento de seu potencial. A empresa, por sua vez, ganha metas atingidas, custos otimizados, equipe e clientes satisfeitos.

Reunimos um passo a passo para lhe ajudar a estruturar uma rotina de avaliações de desempenho da sua equipe de projetos:

1) Demonstre interesse: para inspirar confiança na sua equipe, é preciso se importar, estar presente, acompanhar mais de perto as atividades e as entregas. Esteja disponível para compartilhar experiências.

2) Registre dados relevantes: se um técnico atinge uma meta difícil em condições adversas, ele merece consideração especial. Para lembrar-se disso no momento adequado, anote.

3) Converse com a equipe de projeto: a boa comunicação é a prevenção de muitos conflitos. Mesmo que sua rotina seja atribulada, conviva de forma mais próxima e conheça melhor cada um da sua equipe.

4) Abra espaço para críticas: as opiniões devem ser incentivadas, inclusive a respeito do próprio gerente de projetos. Você também poderá aprender a ser um líder melhor.

5) Dê feedbacks periódicos: em conjunto, você e cada integrante da equipe devem avaliar o desempenho atingido em quesitos predeterminados. A partir dessa conversa, serão traçados novos desafios e objetivos a ser cumpridos até o próximo encontro.

6) Corrija erros, aponte soluções: como gerente de projetos, você tem de indicar as possíveis falhas e, ao mesmo tempo, apontar alternativas de soluções. Encontre o meio termo entre a firmeza e a flexibilidade.

É importante compartilhar essas avaliações com os próprios membros da equipe de projeto. Isso dá transparência aos processos, o que favorece a motivação dos profissionais. Os bons desempenhos são valorizados, enquanto aqueles integrantes com mais dificuldades podem ser auxiliados pelos demais com a redistribuição de tarefas, por exemplo.

Essa cultura da avaliação de desempenho favorece a qualidade das entregas dos projetos, uma vez que torna sua equipe altamente motivada e focada no resultado. É um jogo em que todos saem ganhando. As boas práticas com bons resultados inspiram outros gerentes de projetos a seguirem o exemplo. Se formos insistentes, e agirmos em grande escala, quem sabe gerentes de projetos ajudam a promover uma mudança no perfil de produtividade do profissional brasileiro. Que tal?

O que achou? Já sabe como conduzir melhor a sua equipe de projetos? Gostou? Então compartilhe!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: