Tire o melhor de sua equipe de projetos
O Brasil é reconhecido mundialmente pela baixa produtividade de sua força de trabalho. Você como gerente de projetos, pode ajudar a reverter esse quadro mal pintado tirando o melhor da sua equipe de projetos. O primeiro passo para tirar o máximo proveito do potencial de sua equipe é criar uma cultura de avaliação de desempenho.
Com avaliações periódicas, é possível identificar quais os potenciais, os talentos, as dificuldades, os desafios, o conhecimento técnico, a qualidade das entregas, a postura e o relacionamento interpessoal. A prática do feedback traz benefícios para ambos os lados. O profissional recebe orientações e oportunidades para desenvolvimento de seu potencial. A empresa, por sua vez, ganha metas atingidas, custos otimizados, equipe e clientes satisfeitos.
Reunimos um passo a passo para lhe ajudar a estruturar uma rotina de avaliações de desempenho da sua equipe de projetos:
1) Demonstre interesse: para inspirar confiança na sua equipe, é preciso se importar, estar presente, acompanhar mais de perto as atividades e as entregas. Esteja disponível para compartilhar experiências.
2) Registre dados relevantes: se um técnico atinge uma meta difícil em condições adversas, ele merece consideração especial. Para lembrar-se disso no momento adequado, anote.
3) Converse com a equipe de projeto: a boa comunicação é a prevenção de muitos conflitos. Mesmo que sua rotina seja atribulada, conviva de forma mais próxima e conheça melhor cada um da sua equipe.
4) Abra espaço para críticas: as opiniões devem ser incentivadas, inclusive a respeito do próprio gerente de projetos. Você também poderá aprender a ser um líder melhor.
5) Dê feedbacks periódicos: em conjunto, você e cada integrante da equipe devem avaliar o desempenho atingido em quesitos predeterminados. A partir dessa conversa, serão traçados novos desafios e objetivos a ser cumpridos até o próximo encontro.
6) Corrija erros, aponte soluções: como gerente de projetos, você tem de indicar as possíveis falhas e, ao mesmo tempo, apontar alternativas de soluções. Encontre o meio termo entre a firmeza e a flexibilidade.
É importante compartilhar essas avaliações com os próprios membros da equipe de projeto. Isso dá transparência aos processos, o que favorece a motivação dos profissionais. Os bons desempenhos são valorizados, enquanto aqueles integrantes com mais dificuldades podem ser auxiliados pelos demais com a redistribuição de tarefas, por exemplo.
Essa cultura da avaliação de desempenho favorece a qualidade das entregas dos projetos, uma vez que torna sua equipe altamente motivada e focada no resultado. É um jogo em que todos saem ganhando. As boas práticas com bons resultados inspiram outros gerentes de projetos a seguirem o exemplo. Se formos insistentes, e agirmos em grande escala, quem sabe gerentes de projetos ajudam a promover uma mudança no perfil de produtividade do profissional brasileiro. Que tal?
O que achou? Já sabe como conduzir melhor a sua equipe de projetos? Gostou? Então compartilhe!