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execução do projeto

Série: Dicas para cada etapa do projeto: 7 dicas para a execução do projeto

A fase de execução do projeto é onde o planejamento é colocado à prova, pois chega o momento de colocar tudo em ação e ir em busca dos resultados almejados. É, portanto, a fase mais importante, quando erros e acertos devem ser calculados para que não haja surpresas desagradáveis. Sabendo disso, trouxemos para você 7 dicas para a execução do projeto de maneira tranquila e equilibrada. Confira!

Foque-se na comunicação

Os gerentes de projetos gastam entre 70% e 80% do seu tempo com comunicação, seja com a equipe do projeto, fornecedores, sponsors, clientes, entre outros stakeholders. Quanto maior a habilidade de comunicação do gerente de projetos, mais unida a equipe e mais fácil se torna gerenciar todas as fases e áreas do projeto evitando equívocos de entendimento ou conflitos.

Confie nas pessoas

De nada adianta ter uma equipe para auxiliar na execução do projeto se você não confia nas pessoas para executarem bem suas atividades. Na medida em que você as conhece, deve saber quais são suas principais virtudes e pontos de melhoria, bem como em qual posição colocá-las para garantir um bom trabalho de todos.

Explore recursos tecnológicos para manter a comunicação

Os recursos tecnológicos podem auxiliar e muito a execução de um projeto, ainda mais se a equipe estiver dispersa. Videoconferências, mensagens instantâneas, chats, redes sociais são bons canais de comunicação e mantêm todos integrados, podendo compartilhar as informações com qualidade e em tempo real.

Exerça sua liderança

O líder do projeto deve demonstrar que está atento a tudo e a todos, orientar a equipe, resolver conflitos e inspirar o time a continuar dando o melhor de si para os resultados finais. Quando o líder exerce de fato o seu papel, torna-se um amigo, um tutor, e pode estabelecer relações mais seguras e confiantes entre a equipe para que esta produza mais e melhor.

Delegue tarefas

Esqueça o microgerenciamento, afinal, é impossível que uma única pessoa consiga fiscalizar todas as atividades de um projeto. Se você confia, você delega e fica à disposição para ajudar no que for preciso, deixa as portas abertas para que as dúvidas sejam esclarecidas sem reprimendas. Quando você delega tarefas e responsabilidades, as pessoas se sentem mais motivadas e comprometidas com o trabalho, garantindo resultados melhores.

Valorize a equipe

Faz parte do papel do gerente de projetos valorizar sua equipe para que esta saiba que está no caminho certo, bem como se sinta realizada desenvolvendo o projeto. A valorização está nas pequenas coisas, como um elogio, um parabéns à equipe durante uma reunião e até uma comemoração na entrega de um pacote importante.

Tenha os resultados sempre em mente

Com o planejamento adequado e o acompanhamento de perto por parte do gerente de projetos, não há motivo para nada sair errado, mas mantenha sempre os resultados em mente para poder avaliar possíveis alterações no curso do projeto. Algum detalhe que tenha passado despercebido ou ainda um risco que não tenha sido considerado podem aparecer e impactar o projeto e os resultados de forma significativa, portanto, fique de olho!

Como você cuida da execução dos seus projetos? Tem um check list para manter tudo em ordem? Conte pra gente!