Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Série: Dicas para cada etapa do projeto: 3 dicas para um novo projeto

Novo projeto, novos desafios. Até mesmo os empreendedores mais experientes enfrentam problemas durante a elaboração de novos produtos ou serviços. Afinal de contas, os riscos são uma parte do processo e, para aumentar as chances de sucesso, é preciso estar preparado para inúmeros cenários. No entanto, a fase inicial é fundamental para que tudo dê certo, apesar de muitas vezes ser negligenciada por alguns desenvolvedores. Certamente também é um dos momentos mais difíceis.

Começar com o pé direito pode determinar o sucesso ou o fracasso do projeto! Não, não estamos falando de sorte. Com alguns cuidados e um planejamento completo, é possível criar bases sólidas, identificar riscos, definir rotas de ação e correção, além de estabelecer objetivos claros para toda equipe. A seguir, apresentamos 3 dicas fundamentais para que você dê início ao seu projeto de maneira consciente. Confira!

Reconhecendo o problema

Uma boa dica para começar o seu projeto é fazendo uma correlação direta entre o problema a ser solucionado e o produto a ser criado. O binômio problema-solução é fundamental para que você explore o seu mercado com mais propriedade. Você não precisa ficar meses pesquisando o mercado para chegar a resolução do problema — apesar de essa tarefa ser necessária, ela não deve comprometer seu tempo e seus recursos. Ao ouvir os seus próprios entes, certamente terá pistas importantes a respeito do que deve ser feito. Conte com um bom suporte de comunicação, e estabeleça essa integração direta com esse importante público.

Identificando riscos

Ok, os clientes forneceram um ótimo feedback a respeito das suas ambições e desejos, já está pronto para começar? Longe disso. Agora talvez venha uma das fases mais importantes em qualquer projeto: as análises qualitativas e quantitativas de riscos. Basicamente, essas duas avaliações revelarão todos os possíveis obstáculos que serão enfrentados durante a execução do projeto, medindo o impacto de cada um deles caso venham a ocorrer. Na análise qualitativa, identificaremos quais são esses riscos, tendo como base experiências anteriores da empresa e do mercado. Na qualitativa, por outro lado, avaliaremos o real impacto financeiro dessas variáveis, bem como a possibilidade de ocorrerem.

Alocando recursos

Por fim, com todas as informações coletadas anteriormente, é chegado o momento de alocar recursos. Como sabemos, na maioria dos casos os empreendedores não possuem um grande aporte de capital para investir em um projeto. Em alguns casos, inclusive, há uma carência de profissionais. O quadro se intensifica ainda mais quando falamos de Startups. Por isso, é fundamental que o empreendedor saiba dosar seus recursos de acordo com os dados obtidos anteriormente. Áreas onde existem mais riscos de que sejam apresentados problemas ou erros, por exemplo, requerem mais atenção do gestor e, por isso, deve haver mais investimentos. Por isso as análises qualitativa e quantitativa são tão importantes. Não deixe os detalhes consumirem o seu projeto e aposte no que é essencial.

Pronto para começar o seu projeto com o pé direito? Conte nos comentários o que achou das nossas dicas! E não se esqueça de acessar o nosso blog para acompanhar mais novidades! Visite o nosso site e conheça soluções na área de projetos!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos consultores e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@www.projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: