Podemos(e devemos) exibir boas maneiras
Como você se comporta em um gerenciamento de projetos? Boas maneiras descrevem um conjunto de qualidades de liderança. Analise as cinco características abaixo, elas são usadas pela sua equipe para avaliar você.
1. Dizer “obrigado”
É um eufemismo dizer que existem diferentes tipos de gerentes de projetos. Há os que andam por aí com uma carranca eterna na cara. Têm aqueles que se apressam e andam pelos corredores como se tudo fosse uma crise. Existem também os que são imperturbáveis, independentemente de quão ruim as coisas estão ao seu redor. Há ainda aqueles gerentes de projetos que nunca dizem “obrigado”.
Eles andam por aí como se o propósito de todos fosse fazer a sua vontade. Eles mal sabem os nomes dos seus colaboradores e ainda assim eles esperam que todos saltem através de obstáculos para obter a sua parte do projeto feita: trabalhar aos finais de semana, não ter tempo para a própria família, viver conectado para receberem informações da empresa 24 horas por dia. Isso, definitivamente, não é ter um bom comportamento no gerenciamento de projetos.
Boa maneira é quando você tem tempo para reconhecer o que outros têm feito pelo seu projeto. Eles estão fazendo o que você não pode fazer. Você depende deles para ter o trabalho concluído. Não os trate como mercadorias descartáveis, você não tem o direito de explorar seus colaboradores para obter vantagens. A longo prazo, isso não funciona. Tire um momento para agradecer às pessoas pelo trabalho que elas contribuíram.
2. Elogiar sua equipe
Depois de agradecer aos membros da sua equipe, o passo seguinte é fazer elogios para quem se destacar. Quando seus colaboradores cumprem uma função com excelência, o elogio precisa ser feito tanto para a própria equipe quanto para supervisores, gerentes, ou seja, para quem estiver acima na hierarquia da empresa. Um simples e-mail deverá bastar, com algumas linhas sobre o quanto você apreciou o papel que eles desempenharam com louvor.
Ofereça um exemplo específico de em que eles foram além do pedido. Isto é eficaz por uma série de razões:
• Primeiro, você sabe que a pessoa que fez uma grande apresentação ouvirá sobre o seu feedback e estará mais propensa a ir além no futuro.
• Segundo, um gerente aprecia o fato de que você aprecia alguém da equipe dele e será mais suscetível a trabalhar mais perto de você no futuro.
• Terceiro, é uma das boas maneiras em gerenciamento de projetos dizer aos outros quando alguém faz um bom trabalho.
3. Manter a calma
Uma terceira maneira de exibir boas maneiras em gerenciamento de projetos é manter-se calmo quando a situação fica difícil. Nós sabemos que há uma tendência a turbulências em projetos. Problemas técnicos podem ter surgido ou uma data de entrega agressiva que foi confirmada pela companhia está rapidamente se aproximando e o projeto não está correndo de acordo com o cronograma.
Há duas escolhas a fazer:
a) correr como um louco, com a cabeça em chamas, e incendiar o resto da equipe, ou…
b) ganhar o controle de si mesmo e acalmar o resto da equipe.
Há diversos casos que, quando a pessoa no topo reage exageradamente sobre uma situação, todo mundo na sua equipe segue o exemplo. O que se segue é um monte de caos e drama desnecessários, que poderiam ser facilmente evitados.
Ganhe o controle de si mesmo e acalme o resto da equipe. Tire um momento e se afaste da crise quando algo dá errado.
Ter boas maneiras em gerenciamento de projetos permitirá a você avaliar a situação, formular um plano, comunicá-lo à equipe e começar a trabalhar através dos problemas. Sim, é mais difícil do que parece, mas pode ser realizado eficazmente.
4. Assumir responsabilidades
Parte de ter boas maneiras em um gerenciamento de projetos é assumir a culpa em uma determinada situação de crise.
Agora, atenção, não se trata de assumir a culpa por um erro de outra pessoa.
Por exemplo, pode ter sido que o gerente funcional da equipe de testes não foi propriamente preparado para fazer o trabalho e as coisas ruíram. Estamos falando sobre assumir a culpa por aqueles que estão diretamente na sua equipe de projeto e têm seguido as suas orientações. Nunca haverá nenhuma boa maneira em colocar um companheiro de equipe na fogueira.
Uma resposta apropriada pode ser: ”Sim, foi um erro da nossa parte. Nós vamos voltar e ver o que pode ser feito para ter as coisas de volta no caminho imediatamente”. Dê seguimento com conversas reservadas sobre o que pode ser feito diferentemente, mas em momento algum aponte o dedo para aqueles que estão sobre a sua gerência.
5. Compartilhar os louros da vitória
Qual a sua fala após uma boa avaliação de um pós-projeto? “Obrigado, eu realmente trabalhei duro para fazer deste projeto um sucesso”.Sério? Você sabe que você é apenas parte da equação que realizou o trabalho. Mesmo que você seja uma grande parte desta equação, você tem de compartilhar esse crédito com o resto da equipe. É o oposto de assumir a culpa.
Apesar do fato que você talvez tenha sido o eixo que manteve todo o projeto junto, projetos são um esforço em equipe e você precisa compartilhar o crédito. Permita que seus companheiros aproveitem o brilho do trabalho bem feito e se sintam bem sobre o que eles realizaram.
Certamente você pode pensar em muitas mais maneiras de exibir boas maneiras em um gerenciamento de projetos. Comece com as cinco sugestões acima e você começará a ver a diferença na forma como colegas, executivos e clientes vêem suas habilidades em gerenciamento de projetos.
Usar o Project Builder é outro ato de boas maneiras que você não pode excluir dessa lista. Veja o quão fácil é ter a sua equipe fazendo algo certo! Nossos acompanhamentos de projetos e relatórios de status permitirão que você saiba quem está trabalhando longas horas, finais de semanas e de manhã cedo, pois eles são aqueles que estão sempre à frente do cronograma. Use nossa ferramenta para identificar essas “estrelas” e comece a se gabar sobre eles hoje mesmo!
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