Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Planejamento simplificado de projetos

O planejamento é uma etapa fundamental de qualquer empreendimento. Quando falamos de gestão de projetos, o planejamento simplificado estratégico representa a missão, a visão e os valores de uma empresa com o intuito de construir seus objetivos e metas, levando em conta as condições internas e externas do negócio.

Entretanto, nem sempre as empresas possuem tempo suficiente para cumprir com todas as etapas do planejamento. Por isso, diante de um contexto de urgência, em que há a necessidade de uma rapidez que garanta também a eficiência, surge o planejamento simplificado. Neste plano trabalha-se com os processos fundamentais referentes às principais áreas de conhecimento estruturadas no PMBOK de forma simplificada. A 5ª edição do PMBOK traz de volta os processos de planejamento, que haviam sido extintos na 4ª edição.

Cenários específicos requerem um processo de gestão mais assertivo, em que a elaboração do plano de projeto é acelerada, mesmo que isso gere um grau de tolerância aos riscos maior do que em um planejamento tradicional. Diante disso, qual é a melhor forma de fazer um planejamento simplificado para sua empresa?

Prioridade dos processos

Para um planejamento estratégico simplificado ser eficaz é preciso identificar quais são os processos indispensáveis para o funcionamento de seu negócio. Ao dar agilidade a documentos críticos necessários para garantir que o propósito, o escopo, os prazos e o orçamento sejam respeitados, é possível focar em outros processos considerados cruciais e que precisam da máxima prioridade.

Confira a seguir um guia de como fazer um planejamento de projetos simplificado de acordo com os principais processos destacados no PMBOK.

Escopo

No planejamento simplificado dê prioridade para o estabelecimento das premissas do projeto e para a identificação das partes interessadas, os stakeholders.

Em seguida, defina o objetivo a ser atingido, contexto e estratégia do projeto. Para tanto é necessário elaborar a Estrutura Analítica de Projeto (EAP). Por fim, não deixe de ter em mente se há algum escopo não incluído no projeto que precisa ser definido.

Tempo

Desenvolva o cronograma do projeto com a descrição das principais entregas, critérios de aceitação e marcos. É importante também definir o controle das mudanças de escopo e cronograma. Para tanto, descreva como será o processo de controle do escopo, principalmente a respeito das mudanças aprovadas ou reprovadas.

Custos e Aquisições

Com base no escopo do projeto estipule os principais requisitos necessários para o cumprimento das metas e objetivos. Faça uma estimativa do orçamento dando destaque ao limite máximo autorizado de gastos com o projeto.

Riscos

Identifique os riscos envolvidos no projeto e possíveis impactos organizacionais que sua execução possa vir a gerar. Para tanto, estabeleça as restrições inerentes ao projeto, destacando principalmente custo, prazo e condução.

Não deixe de desenvolver um Plano Básico de Riscos (PBR). Este documento deve focar nas ameaças ao projeto, planejando respostas aos riscos mais significativos e analisando qualitativamente o desenvolvimento do projeto.

Recursos humanos e qualidade

Por fim, não deixe de indicar o gerente do projeto e qual será sua equipe. Elabore a matriz de responsabilidades dos envolvidos no projeto, sejam eles funcionários internos ou consultores externos.

Seu planejamento estratégico simplificado também deve ter um documento em que os requisitos e métricas de qualidade estejam definidos. planejamento estratégico simplificado não tem grandes mistérios e pode ser aplicado a negócios emergentes ou projetos internos de uma companhia. Trabalhando a partir dos principais processos de um plano estratégico como escopo, tempo, custos, riscos, recursos humanos e qualidade é possível elaborar um planejamento simplificado que seja também eficiente!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: