Conheça os resultados da PM Survey 2013
A PM Survey é uma pesquisa anual que começou em 2003 e é organizada de forma voluntária por Chapters do PMI – Project Management Institute. Ela reúne organizações de diferentes partes do mundo que respondem a questões relacionadas ao gerenciamento de projetos em seu ambiente de trabalho. A parceria entre Project Builder e PM Survey se deu para auxiliar o grupo de pesquisa na organização dos dados obtidos, além da elaboração de técnicas que ajudassem a melhor gerir e desenvolver o projeto.
As empresas que se dispuseram a fazer parte da PM Survey 2013 perceberam a diferença na forma que se deu a pesquisa em relação ao ano anterior. Antes, o processo era quase artesanal, utilizando planilhas complexas e fazendo uso de uma organização não muito efetiva. Com a entrada da Project Builder como parceira do projeto, foi possível uma melhoria tecnológica, tornando a pesquisa mais ágil e segura.
Que tal conferir os resultados dessa parceria? Leia nosso post e saiba mais!
Números e o Crescimento do PM SURVEY
Em 2013, os balanços da economia mundial mostraram que quem foi mais ousado, mas sem dispensar a disciplina nos projetos, teve maior chance de se dar bem em épocas de crise. Investir em informação não é garantia de proteção contra épocas difíceis, mas pode implicar em uma certa estabilidade.
Os resultados da parceria entre PM Survey e Project Builder já começam a ser colhidos. Com uma plataforma bem mais robusta, além de o número de empresas envolvidas na pesquisa ter aumentado, hoje ela também congrega nomes de peso, dando ao gerenciador de projetos um painel para consulta bem mais abrangente.
2013 ficou caracterizado pela alta participação de empresas do ramo de Tecnologia da Informação na pesquisa. Esta área soma 26% da participação, seguida por empresas de Consultoria, com 15%, e de Serviços com 10%. Os gerentes de projeto somaram a maioria dos participantes, seguidos pelos executivos e coordenadores.
Percebeu-se também nos dados de 2013 que ainda existe resistência por parte das empresas em realizar gerenciamentos de projetos. 38% das organizações ainda têm um grau médio de resistência. Entretanto, um total de 49% dos entrevistados entende como fundamental a participação engajada de profissionais nos projetos.
Um fator de alerta é a constatação de que nem todos os projetos estão alinhados com as estratégias, com um preocupante número de 39% de entrevistados afirmando que não há constância de alinhamento. Também 10% disseram não haver alinhamento nenhum e outros 10% respondendo que não há sequer projeto sendo realizado.
A comunicação surgiu como o principal problema na organização de projetos, com 66,3% dos entrevistados respondendo que esse é o principal agravante. Escopo definido inadequadamente fica em segundo lugar, com o percentual de 59,2%. Mas a boa notícia é que os dados mostram que a maioria das empresas utiliza softwares de gerenciamento de projetos para os cronogramas.
Um chamado aos empreendedores
Com os resultados da PM Survey 2013, todos os interessados podem ter acesso a informações reais do que está acontecendo no mercado, aumentando o apetite de empreendedorismo e consolidando ações mais assertivas nas estratégias empresariais.
Para quem está cansado de estimativas vagas sobre o mercado e quer realmente se interar sobre o mundo dos negócios, aqui está a oportunidade. 2014 pode ser um ano especial para sua empresa e seu projeto de gestão. Informar-se sobre as tendências, dificuldades e êxitos apontados pelas principais empresas do mercado é essencial para uma melhoria contínua do seu negócio. Conte com um exército de mais de 700,000 membros e voluntários, e saia na frente.