Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Como preparar e apresentar os cases de sucesso de seus projetos

Ter um case de sucesso para seus projetos é uma medida inteligente para oferecer serviços, vender a marca e, acima de tudo, fechar novos negócios e alavancar o crescimento de sua empresa ou startup. Basicamente, um case de sucesso deve engajar os potenciais patrocinadores, investidores e clientes. Eles devem sentir uma grande necessidade em fazer negócios com sua empresa. Pensando nisso, preparamos 4 dicas para ajudar você a apresentar e preparar os cases de sucesso de seus projetos.

1. Contar uma boa história

Já está provado que a mente humana guarda mais informações quando elas integram uma história interessante com começo, meio e fim. Na hora de preparar os cases de sucesso de sua empresa, comece separando o material bruto, ou seja, dados, datas, informações quantitativas e qualitativas, gráficos e tudo aquilo que é importante que as pessoas saibam. Guarde esses dados e não caia na tentação de amontoá-los todos em um arquivo powerpoint que pode soar monótono e frio.

Em vez disso, reflita sobre como apresentar os dados brutos em uma história. Pode ser uma narrativa envolvendo o líder da empresa e como foi difícil fechar aquele acordo específico, por exemplo. O importante aqui é contar uma história com um protagonista, um objetivo e os obstáculos que dificultaram a jornada do personagem. Aí sim, no meio dessa narrativa, insira os dados brutos da empresa. No final, as pessoas estarão completamente interessadas na sua história e na sua empresa.

2. Revele parte das estratégias

Faça com que as pessoas sintam-se parte da empresa. Para isso, revele pontos da estratégia utilizada no projeto para finalizar alguns dos negócios mais bem sucedidos da história da companhia. Mostre como a empresa superou eventuais dificuldades e como foi a volta por cima. Aqui, é preciso fornecer dados consistentes e valorizar as estratégias positivas, o planejamento e a execução utilizada para fazer com que o caso fosse um sucesso. Aproveite para mostrar que a empresa domina o setor em que ela atua.

3. Apresente com emoção

Durante a apresentação dos cases, saiba utilizar adequadamente os dois lados do cérebro: a razão e a emoção. A razão representa os dados brutos, informações quantitativas de crescimento e expansão e as estratégias utilizadas. Mas é no lado da emoção que os potenciais clientes, investidores e patrocinadores serão realmente fisgados. Para isso, venda a ideia de sua empresa sem ser um vendedor chato. Engaje. Fale com propriedade e mostre para as pessoas que, além de serem especializados no assunto em questão, os funcionários da empresa são apaixonados pelo que fazem. Seja verdadeiro, positivo e transmita sempre uma sensação de segurança.

4. Encontre a apresentação mais apropriada

A forma como o case deve ser apresentado varia de empresa para empresa e de projeto para projeto. A regra aqui é ser criativo. É possível utilizar qualquer meio que apresente o case de forma interessante. Pode ser uma apresentação direta, folders, vídeos corporativos, jingles de áudio ou qualquer outra forma de apresentação relacionada com a área de atuação da empresa. Se você tem conteúdo e boas histórias para contar, a apresentação de seu case será um sucesso.

Você tem outras dicas na hora de preparar e apresentar os cases de sucesso de seus projetos? Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários abaixo.

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: