Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Como extrair o máximo de um curso de gerenciamento de projetos

Com um pouco de dedicação extra e foco, é possível potencializar o aprendizado adquirido em um curso de gerenciamento de projetos.

Vamos imaginar duas situações. Se você se encaixar em alguma delas, então preste atenção neste artigo.

Você é um gerente de projetos que está ativamente envolvido em um projeto

Isso não significa que você, necessariamente, tenha um certificado PMP, e sim que você gerencia projetos com uma certa regularidade.

Você não é um caçador de PDU

Um caçador de PDU é alguém que não se importa muito com o curso que está sendo oferecido, desde que venha acompanhado de alguns PDU’s. Conheço uma pessoa tem uma empresa de treinamento em gestão de projetos. Ela diz que uma das primeiras perguntas que os interessados nos cursos fazem é “quantos PDUs o curso oferece”? Para esse perfil de pessoa não importa o conteúdo oferecido, quem é o professor ou o que ela será capaz de fazer após concluir o curso, mas sim quantos PDUs ela terá ao completá-lo.

Se você é um gerente de projetos ou tem interesse em se capacitar na área – e não é um caçador de PDU – confira agora esses 6 passos e comece a tirar o máximo proveito de qualquer curso de gerenciamento de projetos que você se proponha a fazer:

1) Escolha um tema em que queira se aprofundar

Parece óbvio, mas, como disse anteriormente, existem muitos gerentes de projetos interessados apenas nos PDUs que vão receber. Para tirar o máximo proveito de qualquer curso de gerenciamento de projetos, escolha um que seja de grande interesse para você. Pode ser um curso que apresente soluções a desafios relacionados ao seu dia a dia. Ou então uma nova área para a qual você queira direcionar sua equipe, como uma nova metodologia de gerenciamento de projetos ou um novo processo que reduza o tempo para completar projetos. O objetivo é estudar algo que realmente queira saber e, claro, que seja aplicável a realidade do seu trabalho.

2) Escolha o formato que você tenha mais facilidade para aprender

Há diversos formatos de cursos de gerenciamento de projetos. Existe o curso presencial, com um instrutor que conduz a classe, e a troca que surge do trabalho em grupo. Outro formato é o mais individual, em que você pode baixar o curso, no desktop, tablet ou smartphone, e aprender no seu próprio ritmo, no conforto do lar ou, se a sua empresa permitir, até no seu ambiente de trabalho. Uma terceira opção é um curso on-line, como um webinar, com interação em tempo real e a possibilidade de fazer perguntas ao vivo. Na Academia Project Builder, nossa plataforma educacional, você encontra diversos webinars gratuitos sobre temas diversos, dentro do universo de gestão de projetos.

3) Escute para aprender, não só para ganhar

Ganhar PDUs é um requisito muito importante para manter atualizada sua certificação como gerente de projetos. No entanto, isso não deve ser sua prioridade. Existem duas experiências de aprendizagem muito diferentes. Quem quer aprender vai com calma, faz perguntas, ouve uma vez, duas, e contesta as afirmações que são feitas. Quem está preocupado em ganhar PDUs fica mexendo no celular, faz outras coisas ao mesmo tempo e, no final, pergunta o que precisa fazer para pegar os tão desejados PDUs. Se você quer tirar o máximo proveito do seu curso de gerenciamento de projetos, encare-o como fonte de aprendizado. Os PDUs são apenas uma consequência.

4) Pergunte como usar o conhecimento na prática

Ao longo do curso, sempre pergunte como aplicar a informação aprendida. Se você seguiu o passo 1, e escolheu um tema que realmente te interessa e que pode ser aplicado no seu dia a dia de trabalho, aqui você não pode perder a oportunidade de saber como colocar o aprendizado em prática. Pergunte como a informação nova resolve um problema para que você possa testar, ou pergunte como a novidade pode tornar um processo mais suave, mais fácil ou mais rápido, e como isso pode ser implementado em sua empresa.

5) Implemente imediatamente

Como você se sente depois de ter feito um curso de gestão de projetos tão interessante? Empolgado? Otimista? Pronto para começar? Aproveite imediatamente esse impulso antes que ele vá embora. Por que iria? Porque as pressões, as rotinas, o estresse e o volume de trabalho podem rapidamente acabar com a empolgação. Nesse momento, você deve ter um plano para aplicar o conhecimento do curso em seu departamento ou empresa. É a hora de fazer algumas mudanças e melhorias.

6) Compartilhe o conhecimento com os membros da sua equipe

Na grande maioria das vezes, especialmente se o curso for pago pela sua empresa, provavelmente não será possível que todos da equipe participem. Tome o cuidado de anotar as informações principais que deseja compartilhar para que todos possam ver o benefício de aplicar na empresa o que você aprendeu. Essa pode ser uma ótima maneira de qualificar seu departamento inteiro. Uma dica interessante é montar em uma apresentação tudo que você aprendeu, isso o ajudará a compartilhar o conhecimento de forma mais clara.

É preciso esforço para tirar o máximo proveito de um curso de gerenciamento de projetos? Sim. Mas a recompensa supera de longe o esforço investido no curso. Seu trabalho como gerente de projetos se tornará mais fácil à medida que as melhores práticas sejam implantadas na sua empresa.

O que você faz para extrair e aplicar o conhecimento obtido num curso de gerenciamento de projetos? Acrescentaria mais um passo nessa lista? Deixe seu comentário!

CTA-capacity-planning

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: