Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Como escolher o funcionário ideal para as tarefas da minha empresa?

Como encontrar o perfil de funcionário ideal para uma empresa? Independentemente do mercado de atuação, é comum ter dificuldades para avaliar qual candidato a uma vaga pode adaptar-se melhor às necessidades do negócio.

Durante os processos de recrutamento, a organização deve avaliar vários fatores para garantir que o escolhido será capaz de atrair bons resultados. Quer saber como isso é possível? Então leia o nosso post e saiba como escolher o funcionário ideal para a sua companhia!

Como definir o perfil de funcionário ideal

Não existe um profissional que se adapte completamente às necessidades de um empreendimento. Com um bom direcionamento, porém, a empresa pode definir um perfil ideal para suas necessidades e de acordo com as metas de médio e longo prazos da organização.

Dessa forma, a busca por um profissional capaz de criar um grande impacto na rotina da companhia fica mais simples e eficaz. Diversos fatores devem ser considerados quando ao definir o perfil do profissional a ser contratado: entre eles, a formação básica, o conjunto mínimo de habilidades e os valores fundamentais.

Também é necessário identificar o perfil comportamental que a vaga exige. Em muitos casos, a escolha de um profissional com o perfil comportamental errado pode acabar não trazendo os resultados esperados com a contratação.

Em termos gerais, um bom perfil é aquele que busca crescer em sua área de atuação e tem conhecimentos atualizados e alinhados com os padrões do mercado. Além disso, é importante que seja capaz de se comunicar com clareza e esclarecer dúvidas com as pessoas corretas.

O profissional ideal precisa ter uma visão de mercado abrangente, saber lidar com feedbacks e absorver novos conhecimentos sempre, de forma a melhorar suas habilidades. Assim, ele pode produzir valor para o empreendimento continuamente.

Como selecionar bons profissionais para o negócio

A seleção de um bom profissional inclui fatores que vão além de um conjunto de características básicas. No processo seletivo, a empresa deve avaliar as qualidades dos candidatos e, assim, encontrar o colaborador ideal para seus processos. Entre os pontos-chaves para atingir esse objetivo estão:

  • avalie a formação de cada pessoa, como cursos e certificações obtidos;
  • busque profissionais proativos;
  • concentre-se nos profissionais que têm capacidade de liderança;
  • crie dinâmicas e testes para avaliar as habilidades de cada candidato além das capacidades adquiridas em cursos (como liderança e foco);
  • busque uma pessoa flexível;
  • direcione as atenções para aqueles que pretendem crescer com a companhia.

Quais são os perfis essenciais em uma equipe

Para que a organização tenha uma rotina de alto desempenho, não basta encontrar o profissional ideal. É importante montar uma equipe multidisciplinar, capaz de atuar de maneira estratégica na resolução de problemas, por meio de escolhas inteligentes e inovadoras.

Nesse sentido, o gestor deve procurar combinar os quatro perfis comportamentais existentes para montar uma equipe completa. Confira a seguir as características de cada perfil e saiba como combinar saberes para sempre ter um grupo bem estruturado!

Executor

Esse é um tipo de profissional autossuficiente na resolução de problemas e das tarefas designadas a ele. Seu foco é entregar resultados a qualquer custo. Portanto, quando eles são colocados em funções que necessitam de análise ou que possam ter o impacto difícil de ser mensurado, seu engajamento cai.

O excesso de competitividade e a autoconfiança podem ser um problema para esse profissional. Ele pode ter pressa para solucionar demandas, o que em alguns casos pode causar erros. Além disso, no trabalho em equipe, ele tem mais chances de entrar em conflito com outros integrantes da equipe e colocar-se contra todos para fazer valer seu ponto de vista.

O instinto de liderança do executor é característico da sua personalidade. Sua disposição para assumir desafios é alta, pois ele está sempre empenhado em buscar novas formas de atender às demandas e entregar resultados.

Planejador

O planejador é um profissional paciente. Ele sempre faz uma análise completa do cenário em busca da melhor forma de executar uma tarefa e entregar os resultados esperados. Consequentemente, planejadores valorizam a disciplina, o método e a rotina acima de tudo.

Eles conseguem trabalhar em equipe com facilidade. Sua capacidade de adaptar-se a regras e políticas impostas pela companhia é alta. Porém, além de serem menos criativas, pessoas com perfil planejador podem ter problemas para lidar com momentos de pressão.

Analista

Normalmente é alguém rígido, com dificuldades de relacionamento e personalidade mais retraída. Sua ação é sempre pautada pela lealdade e pelo comprometimento, o que o torna ideal para rotinas que têm grande nível de detalhes e que, muitas vezes, exigem um certo grau de improviso para serem executadas.

Esse é um perfil sensível a críticas. Feedbacks, por exemplo, tornam-se facilmente momentos de dificuldade para o analista. Portanto, o gestor deve estar atento e oferecer feedbacks com o máximo de cuidado possível.

Comunicador

Esse tipo de profissional é extrovertido, falante e ativo. Sua capacidade de adaptação a mudanças é alta, porém, ele pode ter dificuldades para atuar em uma rotina muito formatada. É o profissional ideal para trabalhos que envolvem uso frequente de habilidades de comunicação e muita autonomia. Quanto maior o contato pessoal, maior a sua capacidade de produzir resultados.

O comunicador também é conhecido pela facilidade com que recebe novos desafios e ideias. Seu otimismo é elevado, o que maximiza seu engajamento ao buscar atingir as metas e os objetivos definidos pelo empreendimento.

Esse profissional está em uma constante busca por status e prestígio, ou seja, precisa de reconhecimento para se manter engajado. Portanto, profissionais de perfil comunicador dificilmente permanecem por muito tempo em uma organização sem plano de carreira ou com rotina de gestão não meritocrática.

Escolher o funcionário ideal pode ser um processo complexo. Com as medidas corretas, porém, a empresa terá a habilidade de encontrar o candidato mais alinhado ao seu perfil e, assim, garantir que as contratações tragam sempre bons resultados.

Gostou das nossas dicas sobre este tema e quer ter acesso rápido a novos conteúdos publicados aqui no blog? Então, siga a gente nas redes sociais: estamos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn, no Google+ e no YouTube!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos consultores e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@www.projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: