Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

Agile: entenda o que é o burnup chart

Um burnup chart (ou gráfico de burnup) fornece informações sobre o status do projeto como um todo e não apenas do sprint, como é o caso do gráfico de burndown. É uma ferramenta que exibe claramente em que ponto o time está no que se refere às entregas e onde ele precisa chegar quando se trata de demandas.

Já podemos adiantar que esse gráfico é constituído de dois eixos: o eixo horizontal apresenta o fator tempo e o eixo vertical vem com o montante de trabalho. Nessa lógica, as unidades de trabalho podem ser representadas por pontos, medidas de esforço ou até horas, conforme o que é praticado no dia a dia pela equipe. Quer conhecer mais sobre esse recurso? Então acompanhe agora mesmo nosso post:

Conceituação básica

O burnup chart consiste em faixas que representam o progresso em direção à finalização do projeto. De forma mais simples, existem duas linhas no gráfico:
• Uma linha de trabalho total (a linha do escopo do projeto);
• Uma linha de trabalho concluído.

Assim, esse gráfico mostra claramente tanto o escopo do trabalho como também o projeto concluído, com a iniciativa sendo finalizada na medida em que as linhas se aproximam. No eixo vertical consta a quantidade de trabalho, medida em unidades personalizadas, de acordo com a realidade do projeto. Já o eixo horizontal representa o tempo, normalmente medido em dias. Com o passar do dias, é possível observar a quantidade de trabalho sendo finalizado e o volume do que ainda se pretende concluir. Quando as duas projeções se encontram, o projeto estará completo! É ou não é uma forma de acompanhamento extremamente útil?

Monitoramento e controle

Uma parte fundamental da gestão do projeto é a verificação regular do progresso. Para tanto, o burnup chart é uma ferramenta extremamente importante. Certos problemas (tais como o aumento do escopo ou um desvio qualquer) podem ser facilmente identificados por meio do gráfico de burnup. Dessa maneira, dada a rápida identificação de uma possível falha, ações corretivas podem ser tomadas em tempo hábil e não quando já é tarde demais. Com isso, a competência da gestão só cresce. Promover uma comunicação assertiva com o cliente por meio do compartilhamento do burnup chart também pode ajudar a conquistar sua confiança tanto no que se refere aos trabalhos de gestão como no que tange o progresso do projeto como um todo.

Uma das grandes vantagens de um burnup chart é a inclusão da linha de escopo. O gráfico controla, de forma clara, todas as demandas adicionadas ou removidas, além de também permitir a visualização de uma data de conclusão mais realista para os trabalhos por meio de uma linha de tendência. Ao fazer o acompanhamento dessa linha, o gerente de projetos identifica facilmente onde os esforços estão concentrados e os impactos na data de conclusão. Ao distinguir se o trabalho adicionado é de origem do cliente ou da equipe, torna-se possível planejar uma resposta mais assertiva.

Mas atenção: por mais que um burnup chart típico tenha apenas duas linhas, outras linhas também podem ser incluídas, correspondendo, por exemplo, ao desempenho ideal para servir de padrão de comparação. Com isso, é possível identificar, de forma mais ilustrativa, se o projeto está adiantado ou atrasado. Ao notar se a linha de desempenho real está acima ou abaixo da linha ideal e observando a distância existente entre essas linhas é possível ter uma ideia do quão à frente (ou atrás) a iniciativa está na programação.

Razões para uso

Vale ressaltar que um dos maiores objetivos de qualquer gráfico é a comunicação. E um burnup chart o faz direta e claramente, informando sobre o trabalho em curso. Funciona, assim, como uma ferramenta extremamente eficaz para o gerenciamento das partes interessadas. Os pedidos de funcionalidades adicionais realizados por parte do cliente, por exemplo, desde que bem gerenciados e visíveis aos olhos de todos, podem ser melhor compreendidos, estudados e planejados para garantir que não afetem negativamente o prazo final da iniciativa. Esse acompanhamento e a devida publicidade garantem que o trabalho progredirá da melhor forma.

Enquanto o gráfico de burndown não exibe os avanços que vêm sendo conquistados pela equipe, impedindo inclusive que o cliente acompanhe o desempenho na medida em que adiciona trabalho ao projeto, um gráfico de burnup permite que os clientes avaliem rapidamente se tudo está em conformidade com o planejado ou se é necessário acionar algum alerta.

Pode ser que seja necessário dar uma explicação extra sobre a interpretação do burnup chart para as pessoas que não estão muito familiarizadas com esse tipo de visualização e informação. No entanto, devido aos inúmeros benefícios percebidos com a utilização do gráfico, dedicar um certo tempo para esse esclarecimento é plenamente aceitável, compensando todo os esforços de elucidação que se imponham.

Criação do burnup chart

É possível criar um gráfico de burnup de muitas formas, desde apostando na elaboração manual (com caneta e papel) até por meio de um programa de suporte (como com o Excel), ou mesmo adotando softwares de gerenciamento de projetos que contenham esse gráfico em suas ferramentas. Para desenvolver um burnup chart, o ideal é integrar a fonte de dados ao gráfico, automatizando sua atualização. Entretanto, não custa nada lembrar que não se deve reinventar a roda. Então não hesite em lançar mão dos diversos modelos já disponíveis para adaptação em vez de comprometer um tempo desnecessário para a criação de um gráfico de burnup totalmente do zero.

Como você viu, os gráficos de burnup exibem o que já foi feito até o momento em contraste com o montante total do projeto. São ferramentas imprescindíveis de acompanhamento no gerenciamento ágil e apresentam, de forma rápida e simples, o progresso a todas as pessoas envolvidas na iniciativa (desde o Product Owner, passando pelo Scrum Master até chegar ao time de desenvolvimento).

Pronto para potencializar a compreensão de informações em relação ao andamento dos projetos da sua empresa? Então invista na elaboração (ou adaptação) de um burnup chart e se prepare para ótimas surpresas nos resultados! E por falarmos em resultados, que tal aproveitar para entender como métodos ágeis afetam os resultados de uma empresa?

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos consultores e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@www.projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: