Teste Grátis

Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

relevância de um projeto

4 dicas para seu projeto ganhar relevância

A atualização de tecnologias atinge, invariavelmente, todos os setores da economia. Parece que hoje o mundo gira mais rápido. Uma ideia inovadora hoje pode ser facilmente superada por outra amanhã. Quem é gerente de projetos precisa acompanhar os avanços na área de tecnologia o tempo todo. Não pode correr o risco de ver um projeto perder sua importância por métodos que foram superados. Abaixo, apresentamos alguns princípios de como garantir a relevância de um projeto.

  1. Definição de modelos

Quais são os objetivos da sua organização? As respostas serão o fundamento para que a estratégia de um projeto esteja caminhando na mesma trilha dos objetivos operacionais. Por isso, um gerente de projetos precisa estar a par de todos os passos da empresa, acompanhar as reuniões de planejamento e as eventuais mudanças em cada projeto. Somente assim ele conseguirá ter uma visão clara de como sua área deve ser estruturada.

2. Infraestrutura moderna e aplicável

É importante contar com uma infraestrutura moderna, capaz de suportar inovações constantes. Será difícil para um departamento oferecer competitividade com equipamentos considerados ultrapassados. Importante ressaltar que, para montar uma infraestrutura moderna, deve ser avaliado o orçamento disponível e os requisitos de cada projeto.

3. Parceria estratégica

Ninguém trabalha sozinho. Um gerente de projetos precisa estar atento ao que se passa também em outras áreas. Assim, é fundamental que todos os outros setores da empresa saibam que sem uma parceria estratégica eles não vão oferecer um trabalho dinâmico para uma companhia. Será praticamente impossível um setor fazer um excelente serviço e ganhar destaque em uma companhia sem estar totalmente integrada com as inovações de outras áreas.

4. Diálogo aberto

O melhor caminho para manter as parcerias e abrir oportunidades é manter sempre um diálogo aberto. Cada setor envolvido deve ter espaço garantido para expor ideias. O gerente de projetos estabelece processos para ouvir objetivamente as partes interessadas, oferecer mecanismos de feedback e compartilhar as ideias mais inovadoras. Isso reforçará em cada colaborador a importância do diálogo com outras áreas para o desenvolvimento do projeto como um todo.

Agora que você já sabe como manter a relevância de um projeto, compartilhe!!