Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

monitoramento e controle

Série Dicas para cada etapa do projeto: 4 dicas para monitoramento e controle do projeto

Tão importante quanto planejar é manter o planejamento em andamento, sem surpresas. Ou seja, monitorar e controlar o projeto realmente de perto, cuidando para que ele seja executado assim como está no plano original.

Sem o monitoramento adequado o projeto pode se desviar dos objetivos originais e acabar consumindo mais tempo e recursos do que o previsto, bem como terminar com uma qualidade superior ou inferior ao que estava planejado. Sendo assim, cabe ao gerente de projetos manter o monitoramento e controle sob sua responsabilidade, primando pelo bom funcionamento da equipe e pela aplicação correta dos recursos.

É por essa razão que hoje trazemos para você 4 dicas para monitorar e controlar os seus projetos com maior eficácia. Esperamos contribuir, mais uma vez, para que seus projetos se desenvolvam de maneira tranquila e bem organizada. Boa leitura!

 Segmente as fases do projeto adequadamente

Se você já tem certa experiência com projetos de mesmo teor, consegue prever com melhor precisão as fases e atividades envolvidas, o que lhe dá uma vantagem na hora de monitorar e controlar o projeto. Mas fique sempre atento a possíveis mudanças, verifique sempre as próximas atividades e etapas e mantenha-se fiel ao planejamento.

Em contrapartida, se você está assumindo um novo desafio e ainda não desenvolveu nenhum projeto na área em que está alocado, talvez seja interessante pensar a próxima fase assim que a anterior estiver concluída. Agindo desta forma você evita mudanças bruscas no planejamento e se mantém fiel ao que está sendo proposto no projeto.

Fique de olho nestes 4 itens

O plano do projeto está lá, servindo de orientação para toda a equipe, mas vale lembrar que durante o monitoramento e controle do projeto existem 4 pontos críticos a serem acompanhados: cronograma, orçamento, escopo e qualidade.

Caso haja algum descontrole, fatalmente essas quatro áreas serão atingidas, podendo impactar de tal forma que o projeto se torne inviável. Sem falar que o prazo de entrega também pode se ver afetado pela falta de monitoramento e controle, portanto, cuidado!

Finalize o projeto o quanto antes

Se você está seguindo o escopo à risca, não há por que fazer alterações no meio do projeto, a não ser que seja uma exigência do cliente ou uma necessidade urgente. Upgrades e melhorias podem ser deixados para um segundo momento, com mais tranquilidade e com outros entregáveis, facilitando a gestão do projeto como um todo.

Segure a empolgação das pessoas quando surgirem ideias inovadoras que possam atrasar a entrega e que não precisem ser adicionadas imediatamente, assim você garante que o seu projeto será entregue com qualidade e no tempo previsto.

Aprenda com o projeto

Cada projeto é um aprendizado para a equipe e se torna referência para outras iniciativas. Uma boa maneira de manter esse conhecimento fresco é sempre realizar o relatório de lições aprendidas, em que você relata tudo o que ocorreu no projeto, os problemas e as soluções. Esse pequeno manual pode servir de referência para outras pessoas e até para você mesmo, já que a memória não consegue armazenar tudo.

Como você faz o monitoramento e controle dos seus projetos? Acredita que essas dicas podem te ajudar a melhorar esse processo? Deixe um comentário e participe da conversa!

 

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: