Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

montar uma equipe montar uma equipe

Saiba o que fazer para montar uma equipe interna eficiente

Um dos grandes segredos para uma corporação se desenvolver é montar uma equipe interna eficiente. Colaboradores em sinergia e que funcionam bem no trabalho conjunto são capazes de levar os projetos para frente e conquistar ótimos resultados! Mas um grupo de trabalho efetivo não ocorre por acaso. Ele é resultado do esforço conjunto entre gestores e funcionários.

Para conseguir formar times altamente produtivos, você pode aplicar diversas estratégias. Nesse post, vamos apresentar várias dicas para o sucesso nessa importante tarefa em sua corporação! Ficou interessado? Continue acompanhando o artigo e tire todas as suas dúvidas!

Abra espaço para sua equipe compartilhar ideias e experiências

Quando os colaboradores se sentem à vontade para trazer experiências, dar sugestões e compartilhar ideias com a equipe, o trabalho flui muito melhor. Assim, os colaboradores têm a chance de ter mais contato uns com os outros — algo capaz de gerar vivências únicas.

É fundamental orientar o time para que haja receptividade, mesmo quando uma ideia dada não é muito viável nem conveniente. Nesse caso, vale oferecer uma boa justificativa para quem deu as sugestões. Afinal, diplomacia e capacidade de argumentar são habilidades importantes que todos no grupo devem treinar.

Ouvir e proporcionar um clima de abertura pode ajudar com que os profissionais se sintam bem no local do trabalho. Isso traz motivação, engajamento e responsabilidade — tanto para cada membro do time, quanto para o grupo, como uma unidade mais ampla.

Fique atento ao seu papel como líder

O líder é uma figura central para o grupo. Além de ser uma referência de como agir e enfrentar as dificuldades, ele é também um membro motivador.

As equipes eficientes, em geral, têm um bom nível de autonomia, mas mesmo os profissionais de melhor performance buscam alguém para se espelharem. Procure ser uma boa referência para os colaboradores e perceba o quanto isso é importante para o engajamento nas atividades.

O líder também pode ser um impulsionador para o grupo. Ele convida todos a participarem, mostrando os resultados positivos que podem ser alcançados com um bom cumprimento das tarefas. Além disso, quando o gestor mostra que acredita nas capacidades do time, os efeitos são muito positivos.

Aposte em boas ferramentas de comunicação

Quando a equipe se comunica bem, ela trabalha melhor e com mais facilidade. Se o colaborador tem recursos de qualidade para manusear os dados, fica muito mais fácil desenvolver bons projetos e serviços em conjunto.

Atualmente, não faltam recursos para otimizar o compartilhamento de informação nas empresas. Aposte nos recursos virtuais, e-mails, murais e informativos. Há também plataformas para construção de projetos que permitem planejar, executar tarefas e estabelecer uma comunicação sólida entre os profissionais.

Por fim, não se esqueça de investir nas reuniões da equipe. Esses momentos são preciosos para a realização de trabalhos efetivos e construtivos.

Faça uma boa mediação dos conflitos

Ao montar uma equipe, a diversidade é um fator importante para a boa performance. Nesse contexto, eventualmente, podem surgir conflitos, o que não deve ser visto como um problema. As divergências são oportunidades excelentes de aprendizagem, e se você souber explorar essas possibilidades, vocês podem ter bastante sucesso nas tarefas.

Para isso, procure ouvir as partes que estão em conflito, escutando os argumentos de cada uma e as questões que estão mobilizando os profissionais. A partir das ideias que eles trazem, procure ajudá-los na busca de soluções, dialogando e aproveitando o potencial de novas ideias.

Existem situações em que o conflito ocorre entre poucas pessoas do time, e buscar ideias com outros membros da equipe pode ser bem efetivo.  Porém fique atento, pois essa medida é mais bem aplicada em conflitos ligados às tarefas. Divergências pessoais demandam um tratamento diferenciado.

feedbacks

Nenhum profissional gosta de realizar uma tarefa e não ter retorno sobre ela. O feedback é fundamental para que o colaborador tenha consciência de seus pontos de sucesso, bem como dos aspectos que precisam de melhoria.

Em equipes eficientes, o mesmo não ocorre de forma diferente. Ao desenvolver um projeto ou outra atividade, o grupo precisa de uma avaliação e de um retorno.

O feedback negativo é feito a partir de uma crítica construtiva, objetiva e que define exatamente onde está o problema, sendo descrita de forma bastante cordial. Ele é fundamental para abrir as oportunidades de correção das falhas e de aprimoramento do trabalho.

Por outra análise, quando a equipe recebe feedbacks positivos, estamos falando de motivação, pois cada profissional se sente reconhecido. Da mesma forma, eles devem ser pontuais e claros, pois também possuem um papel construtivo.

Fortaleça a identidade de grupo para montar uma equipe forte

O sentimento de identidade de grupo é primordial para que uma equipe funcione bem. Para isso, é importante que todos se sintam unidos, envolvidos no time e ligados aos gestores. Uma boa dica é apostar nos símbolos para formar a noção de unidade, como mascotes, lemas, camisetas e logomarcas.

Além disso, incentive a inclusão de todos os membros, respeitando as particularidades de cada um e valorizando os traços individuais. Essa diversidade enriquece o coletivo e faz com que o trabalho seja rico e original. Montar uma equipe com a cultura de valorizar esses fatores certamente agrega excelentes resultados.

Promova confraternizações

Os momentos de lazer e descontração são fundamentais para vocês manterem uma boa performance. Realizar confraternizações permite que haja descanso, relaxamento e oportunidade de interagir com o foco em algo que seja diferente do trabalho.

Essa medida permite a formação de laços — os colaboradores podem descobrir afinidades, fortalecer vínculos e compartilhar experiências uns com os outros. Esses momentos trazem melhorias para as relações interpessoais e permitem que o grupo possa se sentir renovado e com mais energia.

Montar uma equipe interna eficiente é um desafio, mas também um passo básico para alcançar sucesso no negócio. Não basta selecionar os profissionais certos, é necessário escolher as melhores atitudes para engajar o time e abrir espaço para que haja uma boa performance do grupo.

Para isso, é importante incentivar o compartilhamento de ideias/experiências, ser um bom líder, mediar bem os conflitos e apostar em bons recursos para a comunicação. É importante, também, dar feedbacks sobre o trabalho, fortalecer a identidade de grupo e promover confraternizações para que os colaboradores possam relaxar e ter a possibilidade de fortalecer os laços entre si.

E então, leitor? Gostou de nossas dicas para montar um time efetivo? Aproveite e compartilhe esse conteúdo com seus colegas nas redes sociais!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: