Teste Grátis

Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

Project Management Office

Project Management Office: 10 materiais para se tornar um expert

O PMO (Project Management Office ou Escritório de Projetos, em português), segundo o Guia PMBOK, é “um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio”.

Um Project Management Office (PMO) pode gerar e evidenciar valor dentro da sua organização, simplificando processos e alavancando sua capacidade de gerar resultados. Ele fornece informações precisas, confiáveis e de valor para apoiar a tomada de decisão sobre os projetos e/ou programas, identificando os que trazem mais resultados, dentre outras coisas.

O aumento dos escritórios de projetos se deve à busca por eficiência e eficácia nas empresas. Segundo o The State of the Project Management Office (PMO), 84% das empresas já possuem um PMO, sendo que metade das que ainda não o implementaram têm essa melhoria em seus planos.

Um PMO por si só não gera resultados extraordinários no curto prazo, mas a cultura voltada para projetos e a organização que se estabelece com a implementação de um PMO são essenciais para que a empresa integre esforços, adotando boas práticas e estruturas para, assim, atingir seus objetivos estratégicos com mais facilidade.

O Escritório de Projetos deve ser acima de tudo os olhos do gerente de projeto o melhor amigo dos executivos da empresa, não só garantindo que o trabalho seja desenvolvido da melhor forma possível como também que a estratégia seja executada com maestria. Só desta forma ele conseguirá provar o seu valor.

A seguir, separamos 10 materiais esclarecedores sobre o assunto, que vão te contar tudo que você precisa saber sobre PMO.

#1 Whitepaper: Implantação do PMO: Da teoria à prática

Acabamos de lançar este material que mostra desde conceitos e boas práticas, até como implantar na prática um PMO, apoiado em um caso real de sucesso. Nele você vai poder entender como uma teoria/metodologia se aplica de forma mais específica para o seu negócio. Baixe gratuitamente

#2 Ebook: 7 Segredos para uma gestão de projetos de alta performance

Confira o nosso ebook para saber como chegar ao chamado “estado da arte” na gestão de projetos, com as melhores práticas e ferramentas para o planejamento, execução e monitoramento. Aproveite também para aprender a como conduzir projetos em posição de destaque e liderança no mercado, tanto no planejamento quanto na execução dos mesmos. Além de ficar por dentro dos 4 pilares para atingir a alta performance de projetos. Baixe gratuitamente

#3 Ebook: Business Intelligence

A partir do nosso ebook, te explicaremos como o BI pode ajudar as organizações a implementar uma nova forma de trabalho centrada na identificação de novas oportunidades e na implantação de uma estratégia eficaz. A sua gestão de projetos pode se tornar ainda mais eficiente e profissional quando for baseada nas informações de um único local de referência, que servirá de consultas a dados e informações importantes. Baixe gratuitamente

#4 Ebook: Como implementar um PMO que seus executivos abracem

O nosso ebook sobre a implementação de um PMO saudável e bem-sucedido te ensina princípios que não devem ser ignorados e sobre como posicionar de forma que o PMO ganhe o devido apoio dos executivos da organização. Você encontrará um manual com um atalho para implementá-lo que não exigirá um alto investimento e ficará por dentro cada fase que irá colaborar para o sucesso da implantação. Baixe gratuitamente

#5 Ebook: Gerenciamento de Riscos

O Gerenciamento de riscos em projetos é gerenciamento de incertezas, de coisas que podem ou não ocorrer. Quanto mais preparado você estiver para lidar com estas incertezas, maior segurança sua equipe terá para desenvolver projetos de alta qualidade. A fim de obter mais conhecimento sobre esse tipo de gerenciamento, nós lançamos esse ebook com conceitos, dicas e exemplos de como o Gerenciamento de Riscos é imprescindível para você, seus projetos e sua empresa! Baixe gratuitamente

#6 Ebook: 7 segredos matadores para a criação e dashboards estratégicos

Aprenda como construir seu dashboard e tornar acessível os dados que realmente importam, especificados para quem precisa deles. Entenda como deve ser estruturado e veja as características de um dashboard estratégico. E para finalizar, receba dicas e coloque em prática os segredos seguindo algumas etapas. Baixe gratuitamente

#7 Ebook: Análise SWOT em gestão de projetos

Nosso ebook sobre análise SWOT foi produzido pensando na sua luta diária de controlar orçamentos, pessoas e atividades. É um guia bem funcional para que você consiga melhorar o seu nível de gerenciamento de projetos, reduzir custos, evitar ou mitigar alguns riscos, potencializar os ganhos e outros objetivos importantes. Baixe gratuitamente

#8 Ebook: Gerenciando custos em um projeto

Gerenciar custos em projetos é racionalizar recursos. Quanto mais preparado você estiver para controlar os custos de seu projeto, melhores serão as condições para que sua empresa possa definir orçamentos, investimentos, estratégias internas e metas. Para te trazer mais conhecimento sobre esse tipo de gerenciamento, a Project Builder, junto com o IBEC, lançou esse ebook com conceitos, dicas e exemplos de como o gerenciamento de custos é imprescindível para você, seus projetos e sua empresa! Baixe gratuitamente

#9 Ebook: Capacity Planning na Prática

Entenda de forma simples como o capacity planning pode ajudá-lo a executar com sucesso um grande número de projetos enquanto utiliza um número limitado de recursos para atender às demandas da organização, além de entender a proposta estratégica dele na gestão de projetos e quais pontos precisam ser levantados para sua implementação. Saiba como identificar a disponibilidade dos seus recursos, a complexidade dos seus projetos, definir o esforço necessário, fazer a seleção de projetos e gerenciar a fila de demandas. Baixe gratuitamente

#10 Ebook: Como aumentar a produtividade da equipe de projetos

Esse ebook é um guia do Gerente de Projetos com o objetivo de orientar os urusários do Project Builder a como realizar as principais operações previstas para esta categoria. Com esse manual, você vai ficar por dentro do passo a passo de todas as funcionalidades dentro do software da Project Builder e como executar cada ação. Destaque para as principais atividades como: inserir um projeto, consultar cronogramas, analisar riscos e definir metas. Baixe gratuitamente