Teste Grátis

Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

projetos de sucesso

Gerente de projetos + analista de negócios = projetos de sucesso

Num mundo perfeito, as funções de gerente de projetos e analista de negócios seriam dois papéis distintos. Mas na realidade, quando se trata de pequenos projetos e há a necessidade de reduzir custos, as empresas em geral procuram profissionais bem informados e competentes para exercer ambas as funções. Em projetos maiores, o ideal é ter esses dois profissionais trabalhando juntos, o que pode aumentar o valor comercial do projeto em si e melhorar o desempenho da equipe como um todo. Nesse caso, o ideal é que haja sincronia no trabalho dos dois profissionais. Vamos conferir como pode funcionar essa parceria no dia a dia em função de alcançar projetos de sucesso?

Por que trabalhar juntos?

Unir a gestão de projetos com análise de negócios permite encaixar todas as demandas e ser assertivo nos resultados, já que ter profissionais competentes e bem informados nos dois lados da equipe ajuda a diversificar o conhecimento, aumentar o valor comercial e elaborar projetos capazes de surpreender os clientes.

Repetição de tarefas

A primeira razão pela qual você deve ter um gestor de projetos e um analista de negócios trabalhando a todo vapor é evitar o famoso “retrabalho”. Isso gera um prejuízo muito grande para as empresas. Segundo pesquisa da universidade Carnegie Mellon, entre 25% e 40% do orçamento de projetos das corporações é desperdiçado com retrabalho. Para evitar esse desperdício, é necessário ter uma visão do todo, desde a análise do negócio até o gerenciamento do projeto no dia a dia.

Melhor gerenciamento, do princípio ao fim

Os famosos “teria, poderia, deveria” caem por terra quando se alinha o gerenciamento de projeto à análise de negócios. É o caminho para um começo com base sólida e também para reduzir as chances de ouvir esses tipos de declarações da equipe ou mesmo do cliente ou coordenador de área. A definição do escopo do projeto, o desenvolvimento do propósito, os objetivos e a identificação de riscos exigem experiência tanto em gestão de projetos quanto em análise de negócios. Ter um bom controle sobre análise de negócios garante que o escopo será viável e que os requisitos corretos estão sendo recolhidos, analisados e documentados para atender às necessidades das partes interessadas. Por outro lado, ter aptidão para gerenciamento de projetos permitirá que você analise os requisitos, ajuste o plano conforme necessário e reveja com precisão a solução final.

Você conhece outras vantagens do trabalho em conjunto entre gerentes de projetos e analistas de negócios? Ou acha que o mesmo profissional deve assumir ambas as funções? Compartilhe sua opinião de como obter projetos de sucesso om a gente nos comentários!

CTA 7segredos2