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práticas da gestão de demandas

As 3 melhores práticas da gestão de demandas

Empresas dos mais variados setores, indo de bens de consumo à tecnologia da informação, têm cadeias de produção cada vez mais complexas e extensas, com uma segmentação de mercado sofisticada e consumidores altamente capacitados. Nesse cenário, torna-se um verdadeiro desafio equilibrar oferta e demanda, não é mesmo? Pois algumas empresas não só conseguem fazê-lo, como o conseguem de modo exemplar. Mas qual será o segredo das práticas da gestão de demandas?

A gestão de demandas é um processo que apoia integralmente os objetivos da empresa ao direcionar as decisões tomadas no presente visando o futuro, tudo devidamente previsto por meio de pesquisas de inventário, ciclos de demandas e assim por diante. Como prover um nível de serviço altamente eficiente para o cliente é fundamental, com um perfil de gestão proativo em vez de reativo é possível aumentar a produtividade dos projetos, reduzindo erros, prevendo resultados e ajustando a capacidade de recursos alocados para a execução de tais demandas. Nesse post damos dicas de como fazer uma gestão de demandas campeã.

Que tal conhecer algumas dicas sobre as melhores práticas da gestão de demandas e agilizar o processo da sua empresa como um todo a partir de hoje? Então confira nosso post e saiba por onde começar:

Conhecer os clientes e suas necessidades

Quando você conhece e entende as reais dificuldades do cliente, pode decidir sobre quais mecanismos são os mais apropriados no gerenciamento da demanda de seus serviços. Uma empresa de tecnologia, por exemplo, pode separar suas necessidades de demanda em três tipos de serviços diferentes: demandas de manutenção evolutivas, corretivas e novos sistemas. A partir daí fica muito mais fácil estudar o histórico dos requerimentos e determinar quanto de cada serviço geralmente é necessário, possibilitando, assim, uma previsão mais precisa de demandas futuras.

É importante observar, contudo, que há muito por trás do comportamento das demandas, devendo-se prestar atenção às condições e à natureza a partir das quais elas surgem, pois alguns desses condicionantes podem ter frequência regular e previsível.

Manter a consistência dos processos

Implementar uma forma padronizada para atender às solicitações de demandas influencia em seu modo de gerenciamento. Quando há essa preocupação, a empresa adapta seus processos internos a fim de criar um fluxo de demandas mais eficiente, a comunicação entre os departamentos envolvidos afeta diretamente o andamento dos processos internos e os indicadores finais criam um histórico consistente — que, depois, informa futuras previsões e correções de fluxo com mais precisão. Tudo isso evita análises com base em exceções inconsistentes, o que assegura um padrão de qualidade insubstituível.

Revisar procedimentos regularmente

Um dos elementos principais para o sucesso da gestão de demandas está em revisar os procedimentos com frequência, no mínimo uma vez por ano. Ao se fazer isso, é essencial ter claramente em mente o desejo de aumentar a precisão do inventário e das previsões, elevar o rendimento dos serviços e aumentar a eficiência dos processos. No fim das contas, estar disposto a fazer os ajustes necessários, mesmo que drásticos ou arriscados, é o que pode dar vantagem a seu negócio, já que a capacidade de mudar e se adaptar de acordo com os desafios dos clientes é o que torna sua empresa mais preparada para lidar com erros e mais apta a conquistar novos objetivos.

Como por trás da demanda há sempre um cliente ansioso por ser ouvido e atendido, para agilizar o procedimento, mais e mais empresas buscam por ferramentas que facilitam a gestão de requerimentos nas empresas, afinal, a gestão antecede a produção e é onde qualquer desperdício de tempo tem o potencial de afetar muito mais partes do processo.

Você está procurando as melhores soluções para a gestão de demandas? Tem mais dicas ou sugestões para tornar essa gestão mais eficiente? Compartilhe suas ideias conosco nos comentários e participe da conversa!

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