5 estudos sobre gerenciamento de projetos que você deve acompanhar
O relatório “Pulse of the Profession”, do PMI, examina o impacto da implementação do gerenciamento de projetos, programas e portfolios. A pesquisa anual mostra que as organizações devem estabelecer um foco estratégico na gestão de pessoas, processos e nos resultados, mantendo-se assim competitivas.
A consultoria Deloitte, que está entre as quatro maiores empresas contábeis especializadas em auditoria e consultoria do mundo, as chamadas Big Four, também publica alguns estudos importantes para a área de gerenciamento de projetos. Além do PMI e da Deloitte, a PwC, um network global de firmas separadas e independentes que trabalham de forma integrada na prestação de serviços de Assessoria Tributária e Empresarial e de Auditoria, dá a sua contribuíção com estudos, análises e pesquisas, sendo alguns sobre gestão de projetos.
Dentre todos os estudos publicados, separamos 5 que consideramos relevantes.
Navegando a complexidade
As organizações que empreendem programas e projetos ambiciosos sempre encontraram o imprevisível, o inesperado e o complicado. Entretanto, o mundo atual da globalização em expansão, ritmo de mudança rápido, competição intensa e inovação contínua em um ambiente de mercado do tipo “faça mais com menos” está forçando as organizações a reconhecerem que suas estratégias — e os projetos executados para implementá-las — estão se tornando cada vez mais complexos. Continue lendo.
O impacto dos PMOs na Implementação da Estratégia
Tipicamente responsáveis pelo gerenciamento da entrega de projetos e programas e centralizados dentro da organização, os PMOs estão bem posicionados para serem o canal responsável por executar o portfólio de projetos e iniciativas estratégicas de uma organização.Continue lendo.
O Alto Custo do Baixo Desempenho
Embora os executivos saibam o que devem fazer – 88 por cento dizem que
a implementação de estratégia é importante para suas organizações – 61 por cento reconhece que suas firmas frequentemente lutam para cobrir a lacuna entre a formulação da estratégia e sua implementação no dia a dia. Continue lendo.
O estágio atual da gestão de riscos Estratégias e ações para o crescimento sustentável
A gestão de riscos é algo que já faz parte da realidade das empresas brasileiras – especialmente as que participam de setores regulados ou têm ações negociadas em bolsa. Continue lendo.
Ideias e tendências: Práticas atuais de gestão de projetos, portfólios e programas
Em tempos econômicos difíceis, como o atual, as organizações enfrentam constantemente os desafios de ambientes extremamente competitivos
e em constante transformação, resultantes de alterações regulatórias e de reestruturação organizacional. Continue lendo.