Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

4 dicas para organizar uma implantação de forma rápida e eficiente

O projeto foi entregue dentro do escopo, do prazo e do orçamento? Ótimo! Mas isso definitivamente ainda não é garantia de que ele tenha sido um verdadeiro sucesso. Basta pensar que organizar uma implantação pode exigir de seus colaboradores e fornecedores que empreendimentos sejam entregues dentro das condições acordadas com o cliente. Assim fica mais fácil perceber que o sucesso nos projetos passa por diversos outros fatores que não somente sua efetiva entrega final.

Portanto, para garantir que uma implantação aconteça de forma rápida e eficiente, mas sem colocar em risco a saúde tanto dos funcionários como do negócio em si, é fundamental se preocupar com a forma com que ele é entregue. Quer saber mais? Então confira agora mesmo 4 valiosas dicas para tentar alcançar esse objetivo: organizar uma implantação de forma rápida e eficiente!

Centralize as informações

É verdade que algumas organizações conseguem executar projetos incríveis usando somente planilhas de Excel preenchidas manualmente. No entanto, o uso de um software específico para esse fim leva a organização do trabalho a um nível totalmente diferente, centralizando a inserção das informações, controlando alterações, permitindo a geração de relatórios e também o compartilhamento entre os membros da equipe.

Com isso, a empresa garante que os principais esforços do projeto ocorrerão em um ambiente único e integrado, minimizando significativamente as chances de erros e retrabalhos — que costumam ocorrer quando se usa arquivos isolados, como as tais planilhas e documentos de texto. Você pode entender um pouco melhor este ponto, especificamente, em um artigo que escrevemos há um tempo atrás. Leia aqui.

Use ferramentas inteligentes

Ao aplicar o conceito de Business Intelligence ao gerenciamento de projetos, sua empresa também pode tornar a implantação mais rápida e eficiente, já que será possível fazer análises cada vez mais ricas sobre a situação de cada empreendimento. Com esse tipo de ferramenta passa a ser possível compreender melhor o impacto das decisões sobre o ROI do projeto, sobre o faturamento e a redução de custos, por exemplo.

Além disso, que tal otimizar a gestão dos recursos do projeto? Não parece promissor? Imagine uma ferramenta que possibilite uma consulta completa sobre as fases dos projetos já concluídos, identificando em que etapa a empresa costuma se atrasar. Ao fazer essa avaliação, é possível prever tendências futuras e direcionar mais tempo e esforço a essas etapas problemáticas, prevenindo atrasos que podem ter impactos durante a execução como um todo.

Cheque o desempenho da equipe

Mesmo que sua empresa conte com a mais alta tecnologia do mercado, pouco será realmente alcançado caso não se dê a devida atenção à gestão de pessoas nos projetos. Para garantir uma implantação rápida e eficiente, é fundamental acompanhar a alocação dos profissionais e monitorar de perto o desempenho de cada um deles.

Listar competências, habilidades e atitudes de cada funcionário, por exemplo, ajuda a escolher as pessoas ideais para os cargos. Com uma solução para registrar e gerenciar esses atributos, o gestor pode fazer substituições na equipe com mais facilidade, conseguindo aproveitar as melhores práticas dos membros mais produtivos para o restante da equipe. Além disso, reduz-se os atritos entre projetos que competem por recursos.

Dê força às interfaces

Um dos grandes problemas relacionados à rapidez e à eficiência na gestão de projetos está na geralmente precária comunicação entre as partes envolvidas. Por isso, uma última dica — mas não menos importante — é realmente caprichar na definição das interfaces com fornecedores, parceiros e clientes, em todos os níveis hierárquicos, deixando-as bem claras desde o planejamento e as revisitando sempre que necessário durante a execução.

Apesar de não existir nenhuma receita pronta para uma implantação rápida e eficiente de projetos, com essas dicas já é possível dar um kick-off com chances bem maiores de sucesso. Então o que ainda está esperando para colocá-las em prática?

Agora que você já sabe pelo menos por onde começar, comente aqui e nos conte sobre suas maiores dificuldades nesse processo! Compartilhe suas experiências conosco e participe da conversa!

CTA-guia-definitivo-para-integrar-vendas-e-implantacao

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos consultores e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@www.projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: