Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

SaaS ou On-Premises? Compreenda o que é melhor para você

Um dos maiores desafios de uma empresa é tomar a decisão certa na hora de escolher um sistema de gestão. Esses sistemas podem ser um SaaS ou On-Premises. O SaaS é instalado na nuvem (cloud computing). Já o On-Premises é instalado localmente; Na escolha, tudo dependerá da avaliação que você fará a respeito da realidade da sua empresa.

Para que você consiga analisar com exatidão qual forma é a mais benéfica para sua equipe e para o dia a dia da sua empresa, listaremos a seguir as principais características dos SaaS e On-Premises. Cada um tem suas vantagens e desvantagens e é nesse contexto que vamos ajudar você.

Está pronto para ser certeiro nessa decisão? Confira agora e otimize os trabalhos da sua equipe!

SaaS ou On-Premises

A diferença entre os dois é simples: enquanto um software fica na nuvem e é disponibilizado como serviço, o outro é instalado nos servidores locais da empresa, e é um produto.

Nesse último caso, a equipe de TI é quem toma conta dos dados e soluciona os problemas que podem surgir com o software e com os seus dados. No caso do SaaS ele funciona como um software “por assinatura”, ou seja, você investe para adquirir os serviços de uma empresa especializada.

Os softwares onlines, conhecidos também como na nuvem ou cloud computing, também podem ser chamados de SaaS (Software as a Service) e são acessados via internet. A utilização é fácil, já que basta que a empresa tenha uma máquina conectada e um navegador. O restante do serviço, como a gestão das informações, a segurança dos dados e o suporte técnico é fornecido pela empresa.

Quanto custa cada um

Embora o software instalável nos servidores da empresa pareça mais em conta, são os softwares em nuvem que possuem um preço mais convidativo. O pagamento mensal da assinatura garante que tudo estará incluído, como capacitação dos funcionários, suporte técnico, instalação, atualização, segurança de dados e infraestrutura necessária.

Essa vantagem ocorre porque o software local obriga que você compre a licença do software, invista em funcionários da área e arque com custos de equipamentos e servidores. Além disso, qualquer erro da sua equipe pode lhe custar muito caro. Já imaginou perder um projeto inteiro ou precisar dar conta da lista de todos os seus clientes?

Por isso, se você, como gestor, tem cogitado a hipótese de adquirir um software, analise todos os gastos que acompanham a escolha, seja este software um SaaS ou On-Premises.

Vantagens e desvantagens do SaaS

Para entender melhor o funcionamento do software em cloud computing, listamos adiante as vantagens e desvantagens da categoria.

Vantagens

  • Menor investimento inicial;
  • custos fixos;
  • ausência de gastos imprevisíveis;
  • investimento dispensável em servidores;
  • segurança das informações;
  • atualizações periódicas e incluídas na assinatura mensal;
  • possibilidade de personalização do software;
  • maior rapidez na implementação;
  • suporte técnico garantido;
  • facilidade na utilização;
  • treinamento dos funcionários por conta do fornecedor;
  • profissionais treinados à disposição da empresa;
  • economia de tempo com backups e outras atividades relacionadas.

Desvantagens

  • Segurança de dados e informações sob responsabilidade do fornecedor;
  • gastos mensais com a assinatura do sistema;
  • menor possibilidade de customização, se comparado aos sistemas locais;
  • riscos de algum erro acontecer sem conhecimento do gestor;
  • necessidade de treinamento dos colaboradores.

Vantagens e desvantagens do On-Premises

Para que você conheça as características de um software instalável internamente, veja as vantagens e desvantagens em optar por um sistema local.

Vantagens

  • Dados e informações sob responsabilidade dos maiores interessados, ou seja, você e seus funcionários;
  • maior capacidade de customização;
  • maior controle da empresa na implementação e no funcionamento do software;
  • equipe interna preparada para possíveis problemas.

Desvantagens

  • Gastos imprevisíveis, podendo impactar na saúde financeira da empresa;
  • necessidade de investir em pessoal extremamente capacitado e apto a lidar com o sistema;
  • atrasos na implementação, se as personalizações exigirem muito da equipe;
  • riscos de erros e perda de informações;
  • maiores dificuldades na atualização do software;
  • necessidade de arcar com custos de servidor e outros itens necessários para o bom funcionamento do software.

Segurança dos dados

É preciso ser sincero: a segurança das informações é muito maior com o SaaS.

Em geral, essas empresas investem muito em tecnologia e em pessoal capacitado para lidar com os dados dos clientes. Além de isso impactar na credibilidade do fornecedor, um problema que comprometa as informações de uma empresa pode acarretar ações judiciais e muito, muito prejuízo.

Eles são, portanto, os maiores interessados em garantir ao cliente que tudo está seguro no servidor na nuvem.

Hoje em dia, mesmo os gestores mais conservadores sucumbiram às vantagens dos dados  em cloud computing. É importante lembrar que esses fornecedores seguem normas rigorosas de segurança, portanto, optar por uma empresa séria pode ser bastante vantajoso para uma companhia.

Outra vantagem é que o software online foi criado para que leigos o executem, ou seja, são de fácil acesso. Isso evita aqueles erros e confusões que podem comprometer todo um dia de trabalho.

Esses softwares podem ser acessados pelo tablet ou celular, fazendo com que tudo esteja à disposição da sua equipe e que nada fique armazenado nesses dispositivos.

Controle de gestão

Como o acesso ao software SaaS pode acontecer de qualquer lugar, desde que você tenha uma conexão à internet, fica muito mais fácil você controlar a empresa.

Essa mobilidade e a facilidade de comunicação entre os membros da equipe ajudam você a entender o andamento dos projetos, por exemplo, em se tratando de um software para gestão de projetos. Se você estiver em uma viagem longa, por exemplo, ainda é possível ter a certeza de que tudo está caminhando conforme foi planejado.

Fica fácil também prevenir e solucionar problemas mesmo de longe, ou seja, o controle está todo na sua mão.

Se você tem refletido a respeito de um software SaaS ou On-Premises , analise a realidade da sua empresa e cogite a migração para o sistema em nuvem. Converse com seus funcionários e vejam o que eles têm a dizer; esse compartilhamento de ideias ajuda você a tomar a melhor decisão e ainda pode ser bastante enriquecedor!

Conseguiu entender as principais diferenças entre um software SaaS e um On-Premises? Quer saber mais a respeito e conhecer o funcionamento dessa nova tendência para gerenciar os projetos do seu dia a dia de trabalho e causar uma revolução em sua empresa?

Assista ao vídeo de demonstração e confira as soluções que nós da Project Builder temos, SaaS ou On-Premises, para seu dia a dia como líder!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos consultores e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@www.projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: