Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

deixar um emprego

Mudança de carreira: manual para dar tchau e deixar as portas abertas na empresa

Deixar um emprego não é uma tarefa fácil. Além dos vínculos profissionais presentes em qualquer trabalho, há também as ligações afetivas, as trocas de confiança e as boas relações entre os funcionários. Muitas vezes, porém, é chegada a hora e é preciso buscar outras oportunidades. Esse é o momento de manter a integridade profissional para deixar o emprego de cabeça erguida.

Confira 5 dicas para deixar um emprego e, mesmo assim, manter as portas abertas para uma possível nova relação. Afinal, ninguém sabe o que o futuro pode reservar, não é mesmo?

1. Comunique seu chefe ou supervisor com antecedência

O primeiro passo para partir e ainda continuar com uma boa relação na empresa é manter a consideração por seu chefe e supervisor. Desse modo, ele deve ser o primeiro a ser comunicado sobre sua decisão. Não deixe que a notícia se espalhe pelos corredores, isso não é nada profissional. Em vez disso, tenha uma conversa franca, aberta e sincera com seu supervisor. Se for o caso, agradeça pela oportunidade e pelos anos de crescimento dentro da empresa. Mantenha sempre a cordialidade.

2. Cumpra seu contrato até o último dia de trabalho

É importante que você esteja comprometido até o último dia com seu emprego. Estar prestes a sair de determinado trabalho não significa que você pode relaxar ou não oferecer o seu melhor. Além de demonstrar extremo profissionalismo, seus colegas e chefes perceberão o quão competente você é enquanto profissional.

3. Sessões de treinamento

Fique à disposição de seus empregadores para eventualmente treinar outros funcionários. Muitas vezes, especialmente em funções muito específicas, sua experiência pode ajudar seus sucessores a realizar tarefas de um modo mais econômico e eficiente.

4. Estabeleça metas

Depois de comunicar sua decisão de sair da empresa, combine com seu chefe algumas metas possíveis e viáveis para seus últimos dias. Trabalhe com mais afinco nos momentos de transição e, sobretudo, cumpra todas as metas estabelecidas. Dessa forma, toda a empresa vai lembrar de você como um profissional extremamente competente.

5. Evite comentários maliciosos

Evite falar mal da empresa onde trabalhou. Mesmo que você ainda tenha ressentimentos com alguns profissionais do local, procure deixar os comentários negativos na esfera privada. Jamais compartilhe comentários maliciosos em redes sociais, especialmente no Twitter e no Facebook. Comentários desfavoráveis sobre os locais onde você trabalhou sempre são vistos com maus olhos no ambiente profissional.

Esses cinco passos somados ao seu histórico de funcionário super eficiente, é bastante provável que as portas das empresas por onde você tenha passado fiquem sempre abertas e à disposição. Afinal de contas, todos gostam de um profissional competente, esforçado e confiável.

Você tem outras dicas para manter uma boa relação quando deixar um emprego com sua empresa mesmo após sua saída? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: