Teste Grátis

Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Juntes aos nossos milhares de leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos.

Equipe gerenciando projetos no setor jurídico

Entenda a importância do Gerenciamento de Projetos no Setor Jurídico e aplique no seu escritório

Como realizar um bom gerenciamento de projetos no setor jurídico? Para escritórios, principalmente, aqueles que atuam com empresas, a gestão é fundamental para manter a ordem e seguir os prazos corretamente. Como você organiza e planeja as metas do seu escritório atualmente? Conforme a equipe e as demandas crescem, fica cada vez mais difícil acompanhar todas as fases. Por isso, a gestão de projetos se torna fundamental nesse cenário.

Ao implementar essas ações, é possível otimizar o tempo das entregas, diminuir os erros e as perdas de prazos, todos os processos ficam centralizados em um único sistema e há melhoras na eficiência e eficácia das entregas.

Se você se interessou por esse tema e quer entender melhor como aplicá-lo no seu escritório, leia o conteúdo até o fim!

O que é o gerenciamento de projetos no setor jurídico?

A gestão de projetos é uma competência estratégica das organizações atuais e existe para ajudar na realização dos processos internos de uma empresa, melhorando as entregas para que elas sejam mais seguras, rápidas e eficientes. Essa gestão tem o objetivo de manter o foco na realização e no controle do projeto, além de fornecer insights e dados importantes que precisam ser analisados para verificar a qualidade do serviço.

O gerenciamento de projetos jurídicos, ou Legal Project Management — LPM, é um conceito recente derivado do conhecimento administrativo. Esse tema tem se tornado recorrente no contexto jurídico internacional, mas ainda é pouco divulgado e utilizado no Brasil.

Embora ainda não esteja bem formalizado, ele se refere às aplicações de padrões dos conceitos de gerenciamento de projetos que são adaptados ao ambiente jurídico. Ou seja, é uma forma de abordar o planejamento de um escritório de modo estruturado, a fim de que haja acompanhamento e avaliação do trabalho jurídico, para aumentar a percepção de valor e eficiência junto ao cliente, melhorando os resultados do escritório.

Assim, ao implementar o gerenciamento de projetos no ambiente jurídico, fica mais fácil ter a compreensão sobre os projetos que estão pendentes, quais profissionais estão mais sobrecarregados, quais prazos têm prioridade e oferecer um serviço melhor e mais personalizado.

Qual é a importância da gestão de projetos em escritórios de advocacia?

Certamente, você tem alguns gargalos e problemas no seu escritório e, na maioria das vezes, os problemas não têm relação com o exercício do Direito, mas sim com processos administrativos. Dessa forma, a gestão de projetos se apresenta como uma ferramenta indispensável para tirar os projetos do papel e organizar as entregas. Veja alguns motivos pelos quais é importante fazer uma boa gestão de projetos no seu escritório.

Melhor cumprimento dos prazos

Sem uma ferramenta correta ou processos documentados, é fácil se perder nos prazos e atrasar as entregas. Quando um escritório não utiliza um software adequado para isso, é comum trabalhar sempre com prazos apertados.

Como consequência, o trabalho pode ficar prejudicado e a satisfação do cliente também. Assim, é importante investir na gestão de projetos de escritórios de advocacia, pois isso dá celeridade às entregas e deixa de forma clara o que está pendente e quais colaboradores podem pegar novos casos, por exemplo.

Aumento da produtividade

Quando toda a equipe sabe o que precisa ser feito e qual é o prazo para isso, fica mais simples se organizar internamente em ações que demandam a ajuda de outros colaboradores. O gestor pode criar fluxos nos quais os profissionais tenham tempo para trabalhar sozinhos e momentos nos quais a fase é conjunta. Dessa forma, as ações não ficam travadas por causa da interdependência de outras pessoas.

Além disso, essa organização centralizada em uma única ferramenta ajuda a elaborar um cronograma a longo prazo e facilita o levantamento de inúmeras informações. Essas ações antecipam erros, ajudam a identificar gargalos e dá aos líderes mais subsídios informacionais para as decisões.

Melhora na previsibilidade de receitas

Com a gestão de projetos em escritórios, fica mais fácil fazer a previsibilidade de receitas e entender o fluxo de entregas. Haverá casos nos quais o processo pode se prolongar por meses e há outros que são resolvidos mais rapidamente. Isso também deve ser entendido e parametrizado, para que em um período a empresa não fique sobrecarregada com demandas e, em outros, alguns colaboradores fiquem ociosos.

Com esses dados em mãos, é possível prever momentos de redução de custos, investimentos para o escritório, treinamentos para equipe, necessidade de novas contratações e muitas outras informações que são cruciais para manter um escritório funcionando bem na sua parte administrativa.

Assim, podemos concluir que o gerenciamento de projetos no setor jurídico é importante, uma vez que amplia a excelência do serviço, integra todos os departamentos, facilita a comunicação entre os colaboradores, traz uma visão mais ampliada do andamento dos processos e automatiza uma série de fases.

Quais são as melhores práticas para adotar a gestão de projetos?

Nesse momento, você já entendeu o que é o gerenciamento de projetos para o setor jurídico e como ele ajuda nas demandas das empresas, principalmente B2B. Além de contratar um software para organizar esse planejamento, é importante entender as metodologias disponíveis e identificar as melhores práticas que se enquadram no seu escritório ou em projetos específicos.

Na parte de planejamento, você pode utilizar o ciclo PDCA ou o Balanced Scorecard. Para identificar problemas dentro de um processo, o Diagrama de Ishikawa é bastante eficiente. Já para acompanhar as entregas de modo mais visual, o Kanban pode ajudar.

Portanto, podemos concluir que o gerenciamento de projetos no setor jurídico é fundamental. Afinal, essa organização otimiza processos complexos, trazendo atenção estratégica e perspicácia comercial aos escritórios de advogados. Independentemente do tamanho do seu escritório ou da metodologia escolhida, saiba que o software da Project Builder pode ajudar você.

Essa ferramenta é própria para o gerenciamento de projetos no setor jurídico, auxiliando na gestão de pessoas, compartilhamento de tarefas, delegação de atribuições, bem como facilita a visualização dos fluxos das entregas. Assim, fica mais fácil para o gestor ou responsável coordenar os processos e otimizar as decisões.

Se você está à procura de uma solução como essa, acesse nosso site agora mesmo e experimente o nosso software.