Blog PB

Tudo sobre Gestão de Projetos.

carteira de projetos carteira de projetos

Como balancear a carteira de projetos

O balanceamento de uma carteira de múltiplos projetos envolve, além das questões técnicas, muitos aspectos políticos e internos em uma organização.

Em função de sua complexidade, esse processo deve ser conduzido com cuidado para que a empresa priorize as iniciativas que mais poderão contribuir para os objetivos estratégicos do negócio, obtendo o melhor de sua equipe e de seus recursos atuais.

Confira algumas dicas para balancear a carteira de projetos em sua empresa com mais eficiência:

Alinhe os projetos à estratégia

Ao balancear os projetos em uma carteira, é indispensável que a empresa tenha em mente quais os objetivos estratégicos do negócio para curto, médio e longo prazo. Somente assim será possível dar prioridade na carteira àquelas iniciativas que, em conjunto, poderão contribuir para o alcance das metas e garantir um processo decisório que leve em conta as questões mais urgentes para o momento.

Avalie os indicadores financeiros

O balanceamento de uma carteira de projetos só pode ser feito quando a empresa conhece o retorno esperado para cada uma de suas iniciativas de forma clara e precisa.

Seja em faturamento, lucro, redução de custos, retorno sobre o investimento ou outros ganhos para o negócio, é importante que os gestores consigam comparar os indicadores financeiros de cada um dos projetos para compor a carteira de forma atrativa para as finanças, evitando que alguns projetos onerem a empresa.

Estude o histórico dos projetos atendidos

As lições aprendidas em projetos anteriores são fundamentais para que os gestores e executivos compreendam o impacto de um ou mais projetos para a carteira atual.

Analisando projetos já concluídos, é possível identificar causas comuns de sucesso ou fracasso, assim como iniciativas similares executadas no passado, permitindo a composição de uma carteira mais próxima da realidade vivida pela empresa no momento.

Leve em consideração os recursos disponíveis

Em tempos de concorrência acirrada, um importante critério no balanceamento da carteira de projetos é a priorização daqueles que poderão ser executados com menor esforço dentro do quadro atual de equipe e recursos da empresa.

Isso pode evitar a necessidade de mudanças organizacionais drásticas em função de projetos isolados que não estejam totalmente alinhados aos principais objetivos do negócio.

Esteja sempre alerta

Muitos gestores fazem o balanceamento da carteira de forma reativa, levando em conta somente as questões mais urgentes que surgem com o passar do tempo.

No entanto, encontrar o equilíbrio com múltiplos projetos exige atenção para os ciclos econômicos e outras mudanças no mercado que podem trazer impactos substanciais para a carteira no futuro.

Isso deve ser feito com a atenção constante no mercado, além de uma boa comunicação entre executivos e gestores para que a empresa possa se planejar para o futuro e ter capacidade de se adequar melhor às possíveis mudanças de cenário.

Conte com a ajuda de um software específico para o gerenciamento de projetos

O balanceamento da carteira de projetos se torna muito mais fácil quando os responsáveis pela tarefa contam com a ajuda das ferramentas adequadas.

Um softwares para a gestão de projetos contribui consideravelmente para elaboração da proposta de projeto, bem como o cumprimento do workflow de aprovação definido. Com isso, a priorização dos projetos, com base em informações precisas e confiáveis, torna-se mais fácil e eficiente.

Além disso, esses sistemas permitem o uso de recursos visuais como relatórios e gráficos, que também ajudam os executivos a compreenderem como a carteira atual está sendo suportada pela equipe e os possíveis impactos de sua mudança.

E você, qual prática aplica para balancear a carteira de projetos de sua emrpesa? Compartilhe suas dicas nos comentários abaixo!

Comece Agora!

falar-com-consultor-de-projetos

Quero falar com consultor

Converse com um de nossos especialistas sobre o Project Builder

Fale com consultor

demosntracao-software

Quero ver uma demonstração

Veja em detalhes como o Project Builder funciona.

Solicitar Demonstração

teste-programa-portfolio

Quero fazer um teste

Conheça na prática e use o PB por 15 dias gratuitamente

Solicitar teste

A Project Builder tem uma equipe pronta para entender suas necessidades e propor soluções efetivas.
info@projectbuilder.com.br

Av. Rio Branco 109, sala 2201 (cobertura)
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20040-004

© 2018 Project Builder
Gerenciamento de Projetos

endeavor_empresas
%d blogueiros gostam disto: