Série: Desenvolvimento de liderança para gestor de projetos: Liderando a si mesmo

Tempo de leitura: 3 minutos

É comum ouvirmos falar sobre liderança de equipes, mas poucas vezes vemos alguém falar sobre a liderança de si mesmo, requisito essencial para que possamos liderar os outros.

Liderar a si mesmo é saber identificar seus pontos fortes e fracos, eliminar maus comportamentos e substituí-los por melhores práticas, visando tornar-se um profissional mais qualificado. Não é um trabalho fácil, por isso muitas pessoas procuram sessões de coaching e mentoring para desenvolver essas competências tão essenciais ao líder.

Mas a ajuda profissional nem sempre é necessária, a partir da identificação de seus comportamentos e reflexão sobre o que teria sido melhor, é possível fazer uma análise e procurar mudar sozinho, afinal, a liderança é um comportamento que pode ser aprendido.

Para que você não fique às voltas, sem saber quais tipos de comportamento um líder de si mesmo deve ter, listamos a seguir alguns deles. É claro que essas qualidades podem sofrer alterações de empresa para empresa e até mesmo de projeto para projeto, mas serve como base para que você as desenvolva, já que mais cedo ou mais tarde serão necessárias.

Equilíbrio emocional

Grande parte dos conflitos gerados em equipes de projetos se deve à falta de equilíbrio emocional das pessoas. Levar uma discussão de trabalho para o lado pessoal ou ainda ficar remoendo situações em casa, além de não contribuir para a efetividade do projeto, faz mal para quem está passando por esta situação.

Neste sentido, procure desenvolver o seu equilíbrio emocional e controlar suas emoções sempre que uma situação de estresse surgir. Pense racionalmente e, se for preciso, peça licença e saia por um momento para esfriar a cabeça. O que é dito não pode ser revertido, e muitas vezes isso pode prejudicar você.

Autogestão

A autogestão também faz parte da liderança de si mesmo. Se você não consegue organizar seus próprios afazeres, como cobrará de outras pessoas que façam o mesmo? Ser líder é ser o exemplo, portanto, lidere a si mesmo para depois encarar o desafio de liderar outras pessoas.

Tomada de decisão

Líderes indecisos não contribuem para a produtividade da equipe, tampouco são respeitados no ambiente de trabalho. Desenvolva seu poder de tomada de decisão, assuma os riscos e as responsabilidades pelas decisões tomadas. Com o tempo você se sentirá mais seguro para tomar as decisões, mas sem praticar, não vai a lugar algum.

Autodidatismo

O líder de si mesmo é aquele que sabe identificar seus gaps de competência e ir em busca de capacitação para saná-los. Seja através de leituras, cursos, workshops, especializações, você é responsável pela sua carreira e deve buscar o conhecimento seja onde for. Não dependa da empresa para melhorar o seu conhecimento, afinal, ele é seu e de mais ninguém.

Adaptabilidade

Em um mercado tão competitivo e acirrado, é preciso ter adaptabilidade para enfrentar as situações recorrentes do trabalho. Você pode mudar de projeto ou até mesmo de emprego, e as condições do ambiente serão diferentes, exigindo que você se adéque a elas.

Autoconhecimento

Por fim, busque o autoconhecimento, pois sem ele é inviável liderar a si mesmo e aos outros. Quanto mais você se conhece mais oportunidades de melhoria tem, portanto, invista em si mesmo. Busque as ferramentas e recursos necessários para conhecer seus pontos positivos e negativos e desenvolver cada vez mais competências positivas, que contribuam para a sua performance profissional.

Você acredita que é um bom líder de si mesmo? Por quê? Deixe seu depoimento nos comentários!

banner-end-post-520x115-grd

Sobre Project Builder

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *