Por que dashboards ajudam a atingir mais resultados nos projetos?

Tempo de leitura: 3 minutos

Transformar dados e informações em algo mais visual, que permita que toda a equipe possa visualizar o desenvolvimento do projeto e contribuir para sua melhoria e execução parece algo difícil para você? Será que as enormes planilhas, gráficos e relatórios não podem ser mais dinâmicos e bem estruturados? Sim! Com a utilização de dashboards, você vai otimizar a gestão de seus projetos. Quer saber mais sobre esse recurso e como ele contribui para atingir melhores resultados? Confira abaixo!

Conceituação de dashboards

Dashboards são painéis de controle que dão uma visão global de como o projeto está se desenvolvendo. Pense no painel do seu carro, que traz diversas informações importantes acessíveis enquanto você dirige: nível de combustível, velocidade, nível do óleo, etc. Sem essas informações reunidas e visíveis, em algum momento você poderia ficar em apuros, não é verdade? O dashboard serve para o mesmo objetivo, direcionar suas ações na gestão de projetos.

Existem basicamente 2 tipos de dashboards: os analíticos e os operacionais.

Dashboards analíticos

São aqueles que apresentam dados de determinado período e visam proporcionar uma análise mais aprofundada sobre tendências e padrões. Ao ter acesso a um conteúdo visual bem distribuído e baseado em históricos, a equipe pode compreender melhor processos, identificar oportunidades e riscos para o projeto, bem como ter insights que possam melhores os resultados.

Dashboards operacionais

São aqueles que apresentam métricas e KPIs, tendo o objetivo de manter o controle sobre metas e objetivos. Eles facilitam a tomada de decisão e tornam o acompanhamento do desempenho do projeto mais fácil e dinâmico, sem a necessidade das planilhas e relatórios.

Seja operacional ou a analítica, a contribuição dos dashboards para a gestão de projetos ainda traz outros benefícios para a gestão de projetos e para a mensuração de resultados, como os que serão apresentados a seguir.

Economia de tempo e recursos

Ao invés de manter pessoas focadas no lançamento de dados em planilhas e análise de dados, os dashboards dão uma visão ampla sobre toda a execução do projeto e contribuem para economizar tanto o tempo da equipe quanto os recursos que são despendidos para manter controles manuais e mais complexos.

Alinhamento entre estratégias e táticas

A visualização de tudo o que está ocorrendo ao mesmo tempo permite que a gestão de projetos se torne mais ágil, avaliando o alinhamento entre as estratégias e táticas em poucos minutos. Traça-se assim uma linha direta para os resultados do projeto, otimizando toda a cadeia de processos que intermedeiam o projeto.

Cultura focada no desempenho

Quanto mais produtiva for a equipe de gestão de projetos, mais e melhores resultados virão. A dinamicidade proporcionada pelo uso de dashboards na gestão de projetos constrói uma cultura orientada no desempenho da equipe e nos resultados buscados por todos, levando o projeto ao sucesso.

Decisões mais rápidas e conscientes

Os dados dispostos adequadamente nos dashboards dão um panorama geral de toda a execução do projeto e permitem ainda o aprofundamento em determinados pontos para que se possa compreender todo o contexto ali contido. Com uma rápida passada de olhos, o gerente de projetos toma ciência de tudo o que está em jogo e toma decisões mais conscientes e rápidas, otimizando todo o ciclo de vida do projeto.

Você já sabia que os dashboards eram tão importantes para a gestão de projetos? Costuma utilizar alguma ferramenta que traga esses benefícios? Comente aqui e conte para nós!

CTA 7segredos2

Sobre Project Builder

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *