Balanced Scorecard : Entenda o que é

Tempo de leitura: 3 minutos

BSC ou Balancend Scorecard é uma metodologia de gestão estratégica, desenvolvida pelos professores da Universidade de Harvard, Robert Kaplan e David Norton, que permite uma empresa planejar e controlar, com maior segurança, suas metas e estratégias, com o objetivo de medir a evolução da organização através de indicadores.

Preparamos este artigo para te ajudar a entender melhor essa metodologia, assim como, a planejar a implantação dela dentro da sua empresa no próximo exercício.

O Balanced Scorecard foi adotado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém sua aplicação em organizações proporcionou o desenvolvimento de uma metodologia de gerenciamento de estratégia.

Os requisitos para a definição de indicadores tratam dos processos de um modelo da administração de serviços e da busca da maximização dos resultados, baseados em quatro perspectivas que refletem a visão e estratégia empresarial:

• financeira;
• clientes;
• processos internos;
• aprendizado e crescimento.

Elementos do BSC

Mapa estratégico

Descreve a estratégia da empresa através dos objetivos relacionados entre si e distribuídos nas quatro dimensões (perspectivas). O propósito do mapa estratégico é apresentar um mapa visual da estratégia da companhia, e assim, permitir tornar mais clara a ligação e a maneira como os objetivos estão associados à cada uma das 4 pespectivas.

Objetivo estratégico

O que deve ser alcançado e o que é crítico para o sucesso da organização. Os objetivos são divididos em cada uma das perspectivas e serão importantes subsídios para o detalhamento das metas e da definição dos indicadores. Vamos usar os objetivos estratégicos também em nosso processo de priorização e seleção de projetos (saiba mais).

Indicador

Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance do objetivo. Qualquer indicador deve cumprir os seguintes requisitos:

• Transmitir informação clara e confiável sobre o evento a ser analisado;
• Coerente com os fins estabelecidos, com a Visão e Missão da organização, medindo e controlando os resultados alcançados;
• Adequado e oportuno, estando disponível para a tomada de decisão;
• Ter a sua unidade de medida corretamente identificada: números absolutos (n.º), percentagens (taxas de crescimento, pesos) (%), dias, horas, valores e etc;
• Ter um responsável designado, capaz de atuar sobre os indicadores.

Meta

Corresponde ao nível de desempenho ou a taxa de melhoria necessária. A meta define o que temos que perseguir para conquistar nossos objetivos.

Plano de ação

Programas de ação-chave necessários para se alcançar os objetivos. É no plano de ação, ou no Projeto (no caso de organizações mais maduras) onde vamos trabalhar para atingir as metas e os objetivos.

Se os quatros indicadores estiverem aplicados de acordo com os objetivos propostos pela organização, ou seja, se estiverem equilibrados, significa que a empresa terá grandes chances de conseguir evoluir sua gestão, possibilitando a concepção de novas estratégias que projetem diferenciais competitivos. O BSC está relacionado à visão e estratégia de uma empresa, duas áreas fundamentais para que a empresa tenha sucesso.

E você, já começou a usar o BSC na sua empresa? Compartilhe sua experiência com a gente.

 

CTA-guia-completo-gerenciamento-de-portfolio

Sobre Project Builder

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *