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 como-extrair-o-maximo-de-um-curso-de-gerenciamento-de-projetos

Com um pouco de dedicação extra e foco, é possível potencializar o aprendizado adquirido em um curso de gerenciamento de projetos.

Vamos imaginar duas situações. Se você se encaixar em alguma delas, então preste atenção neste artigo.

Você é um gerente de projetos que está ativamente envolvido em um projeto

Isso não significa que você, necessariamente, tenha um certificado PMP, e sim que você gerencia projetos com uma certa regularidade.

Você não é um caçador de PDU

Um caçador de PDU é alguém que não se importa muito com o curso que está sendo oferecido, desde que venha acompanhado de alguns PDU's. Conheço uma pessoa tem uma empresa de treinamento em gestão de projetos. Ela diz que uma das primeiras perguntas que os interessados nos cursos fazem é “quantos PDUs o curso oferece”? Para esse perfil de pessoa não importa o conteúdo oferecido, quem é o professor ou o que ela será capaz de fazer após concluir o curso, mas sim quantos PDUs ela terá ao completá-lo.

Se você é um gerente de projetos ou tem interesse em se capacitar na área – e não é um caçador de PDU – confira agora esses 6 passos e comece a tirar o máximo proveito de qualquer curso de gerenciamento de projetos que você se proponha a fazer:

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 status-report-como-esse-relatorio-pode-beneficiar-o-meu-projeto

Um gerente de projetos, assim como qualquer outro gestor, precisa medir e fiscalizar as atividades que estão sob sua responsabilidade. Afinal, como bem diz o jargão, só se gerencia aquilo que se controla, certo? Nesse cenário, os indicadores são a forma mais eficaz de demonstrar, por meio de números, como realmente está o andamento do projeto e como a equipe vem desempenhando seu papel. E um indicador bastante eficaz para realizar esse controle é o relatório de status — ou status report.

E é exatamente sobre esse relatório que vamos falar hoje, definindo o que é e quais são seus benefícios para o acompanhamento de qualquer projeto. Ficou curioso? Então confira:

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passo-a-passo-como-construir-do-zero-um-modelo-de-projeto-eficiente

Utilizar modelos é uma prática que ajuda — e muito! — a economizar tempo nos processos de planejamento e padronização dos projetos dentro de qualquer companhia, garantindo que a qualidade no gerenciamento seja devidamente cumprida. Mas a adoção de modelos de projetos é mais comum em negócios que possuem propostas com características semelhantes — como uma empresa de consultoria, que, a cada novo projeto, precisa realizar um diagnóstico, ou empresas que desenvolvem softwares, que precisam, antes de mais nada, definir requisitos. Assim, para quem já implantou ou pensa em implantar uma metodologia de gestão de projetos, esse método de elaboração de modelos é um excelente ativo, já que permite que a empresa ganhe tempo e qualidade em sua gestão.

Já explicamos anteriormente como criar e implantar uma metodologia — nos artigos criando uma metodologia que combine com a sua empresa e 7 passos para implementar uma metodologia de gestão de projetos com sucesso —, passos fundamentais para quem pensa em profissionalizar de uma vez por todas sua gestão de projetos. Sabemos que toda implantação de um novo processo é trabalhosa, mas funciona e se paga em muito pouco tempo. Para ajudá-lo a dar o próximo passo em sua metodologia, vamos mostrar agora mesmo como criar um modelo de projetos eficiente, que realmente ajude a colocar em prática seu processo. Então acompanhe nosso passo a passo prático e o replique na sua empresa:

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o-que-um-gerente-de-projetos-precisa-saber-sobre-escuta-ativa

Uma das habilidades mais requisitadas para um gerente de projetos é a boa comunicação. Seja falada ou escrita, é a comunicação que garante o alinhamento necessário entre os membros da equipe do projeto, cuidando para que todos estejam focados nos mesmos objetivos e metas, desempenhando seus papéis adequadamente para que o produto final seja tal qual o planejado.

Contudo, o processo comunicacional só é efetivo se há um comprometimento por parte dos colaboradores. E isso exige uma boa dose de saber escutar, afinal, a comunicação é feita de 50% fala e 50% escuta, ou seja, compreender e ser compreendido. E é por isso que o gerente de projetos precisa assimilar o que é escuta ativa e como ela pode auxiliar no seu papel de liderança, facilitando os relacionamentos e tornando a equipe muito mais produtiva.

Quer saber mais sobre esse conceito e como ele funciona na prática? Então acompanhe agora mesmo nosso post de hoje:

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7-dicas-para-acelerar-o-status-report-de-seus-projetos

Quanto tempo você atualmente gasta para gerar o status report de seus projetos? Todas as vezes que o perguntam sobre o assunto é um desespero total? Quanto tempo você leva, hoje, buscando informações com os membros da equipe para depois consolidá-las em planilhas para, finalmente, gerar o famoso PPT com todas as informações que seu cliente ou patrocinador deseja saber?

Na verdade, a grande questão se resume a como obter e consolidar informações de projetos mais rapidamente, sem perder tanto tempo sempre que alguém pede um relatório de status. Relatórios de projeto não têm que ser difíceis ou demorados. Inclusive já falamos no passado, aqui mesmo no blog, sobre o que é status report e qual é sua real importância. Mas hoje vamos mostrar 7 dicas essenciais para acelerar seu relatório de projeto. Então confira:

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