Project Builder - Software de Gestão de Projetos

Maior Blog de Gestão de

Projetos do Brasil

Junte-se aos nossos 40 mil leitores e receba atualizações, ebook, webinario, planilhas, templates, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de projetos

178

o-que-e-pmi

O Project Management Institute (PMI) é uma organização sem fins lucrativos que visa disseminar as melhores práticas de gerenciamento de projetos em todo o mundo, fomentando o debate sobre o tema por meio de publicações, eventos e reuniões.

Reconhecido internacionalmente, o PMI possui mais de 700 mil membros espalhados por diversos países, os quais estão em constante aperfeiçoamento profissional. Para se organizar melhor, ele é dividido em capítulos, que obedecem a uma categorização por regiões geográficas.

Cada membro do PMI é vinculado a um capítulo e, juntamente com os demais profissionais da mesma região, realiza trabalhos voluntários para levar as melhores práticas do gerenciamento de projetos ao conhecimento dos profissionais, promovendo, assim, melhorias contínuas no setor e valorizando o papel dos profissionais que nele atuam.

Como referência, o PMI estabelece padrões de gerenciamento de projetos que são seguidos no mundo todo, estando compilados em uma obra única, o PMBOK. Que tal dar uma olhadinha mais de perto nesses padrões? Então confira:

Continuar lendo
Tag: PMI projetos
210

o-que-e-kpi

Os indicadores de desempenho estão cada dia mais presentes nas empresas por refletirem o desejo de gerenciar, controlar e alcançar os objetivos da organização ou de uma proposta específica. Os KPIs têm por objetivo medir o desempenho de um projeto visando verificar se as metas determinadas no planejamento estão sendo devidamente cumpridas. Para que sejam reais e possam contribuir com a equipe, os KPIs devem ser mensuráveis. Quer saber um pouco mais sobre esses indicadores? Então acompanhe:

Continuar lendo
Tag: KPI projetos
264

como-o-big-data-pode-contribuir-para-a-gestao-de-projetos

A análise de dados é parte integrada da rotina da gestão de projetos, já que são essas as informações que permitem conhecer melhor o mercado, o objetivo da proposta, sua condução, as melhores práticas para seu desenvolvimento e muito mais. Determinantes para um resultado positivo ao final do projeto, esses dados não podem, de maneira alguma, ser dispensados, mas podem, sim, ser melhor trabalhados para maximizar os esforços e tornar a gestão de projetos muito mais fácil, ágil e eficaz.

Apesar dessa otimização ainda não ser uma realidade para a maioria das empresas, essa transformação vem se desenhando aos poucos e trazendo consigo oportunidades únicas de melhoria que não poderiam ser realizadas de outra maneira — afinal, processar e analisar a fundo terabytes e petabytes de informações é, infelizmente, humanamente impossível. E é aí que entra o Big Data!

Essa solução praticamente mágica surgiu para reunir o maior número de dados possível sobre a gestão de vários projetos e analisar diversos pontos de vista ao mesmo tempo, detectando tendências e identificando padrões que possam contribuir para o desenvolvimento de projetos mais ágeis e com uma qualidade cada vez melhor. Mas o que será que o Big Data pode fazer especificamente pela gestão de projetos? Pois é o que você vai ver agora mesmo, conferindo nosso post:

Continuar lendo
6375

voce-sabe-o-que-e-fast-tracking

Conheça algumas práticas que ajudam a agilizar a execução das atividades utilizando os recursos disponíveis.

Ao fazer o planejamento de um projeto, leva-se em consideração o objetivo principal dele, as atividades que serão realizadas para que esse objetivo seja alcançado, os recursos (humanos, materiais, financeiros) utilizados nessas atividades e, finalmente, o prazo no qual tudo será entregue.

Não entregar um projeto no prazo estipulado, por melhor que seja o resultado, pode prejudicar o momento de glória do gerente de projetos responsável. Mas existem algumas práticas conhecidas por gerentes mais experientes que ajudam a agilizar a execução das atividades utilizando os recursos disponíveis. O fast tracking é uma delas e possibilita a entrega de atividades em tempo menor, porém, com certo risco.

Continuar lendo
2573

 5-series-que-todo-gerente-de-projetos-deve-assistir

As séries de TV, após se tornarem um grande sucesso de audiência nos EUA, vêm conquistando cada vez mais os brasileiros. A imagem audiovisual, constitui o objeto que suporta a atenção, a reflexão e a memória. Sem preconceitos, podemos extrair o melhor que algumas dessas séries têm a nos oferecer. Abaixo, listamos 4 que acompanhamos e que ensinam, através da trama, grandes lições a gerentes de projetos.

Continuar lendo

Últimos e-Books grátis:

  • 7-segredos
    Estratégia
  • Capa-ebook-10passos2
    Práticas
  • ebook-bi
    Estratégia
  • gerenciamentoagil-blog
    Produtividade
  • canvasmodel-blog
    Práticas